Prefeitura de Atibaia intensifica acolhimento no frio de pessoas em situação de rua

Para oferecer abrigo em temporadas mais frias, equipes de abordagem social realizam operações com pessoas que estão nas ruas, com acolhimento na Casa de Passagem.

Nesta última semana, com a queda da temperatura, as noites ficaram geladas em Atibaia, com os termômetros chegando a 6ºC durante a madrugada. A Prefeitura realiza o serviço de abordagem junto às pessoas que estão nas ruas, buscando o acolhimento de forma segura desse grupo mais vulnerável, em uma operação 24 horas. Aqueles que aceitam o serviço são encaminhados para a Casa de Passagem, onde são acolhidos com todo o suporte necessário.

A Casa de Passagem é uma rede protetiva do município que, por meio da abordagem social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), em conjunto com a Secretaria de Segurança, realiza operações com pessoas que estão nas ruas, ofertando abrigo. O local oferece atividades com o objetivo de trabalhar a autoestima e o psicológico dos acolhidos, bem como troca de roupas, banho e alimentação no café da manhã e jantar.

“Os serviços de abordagem social são formas de criar vínculos com as pessoas em situação de rua. Não existe um limite, pois eles são abordados diversas vezes, de dia e de noite. Há casos em que eles aceitam somente depois de anos”, conta Odair Valeta, coordenador da Casa de Passagem.

A Casa de Passagem é um serviço que a Prefeitura vem desenvolvendo com bons resultados, tanto que, atualmente, o espaço conta com 73 usuários acolhidos. “Após o acolhimento é feito o atendimento psicossocial, em que a equipe técnica de assistência social e psicólogos fazem a construção do PIA – Plano Individual de Atendimento – do acolhido, levantando as demandas da pessoa, como documentos, saúde e contato familiar” explica Odair.

É possível ajudar pessoas em situação de rua entrando em contato com as equipes de abordagem social pelos telefones (11) 4415-2274 ou (11) 4411-8087 (horário comercial), assim elas poderão receber auxílio e buscar uma oportunidade de qualidade de vida melhor.