Festival de Inverno de Atibaia contará com eventos no Museu João Batista Conti

A programação especial do Festival de Inverno no Museu Municipal João Batista Conti pretende criar mais um espaço no qual o público possa passar por experiências por meio de diversas linguagens artísticas.

Neste ano, o Museu Municipal João Batista Conti participará da programação do Festival de Inverno de Atibaia, com eventos aos sábados do mês de julho. A iniciativa busca enaltecer a história do museu, que foi, durante muitos anos, o único local onde a arte e a cultura aconteciam na cidade, sendo um dos eventos mais importantes o Encontro de Artes Plásticas de Atibaia.
A programação especial do Festival de Inverno no Museu Municipal João Batista Conti pretende criar mais um espaço no qual o público possa passar por experiências por meio de diversas linguagens artísticas. O museu, que fica na Praça Bento Paes, no Centro, foi reaberto em 2022 após ter sido revitalizado pela Prefeitura de Atibaia.
No dia 1º de julho, às 15h, haverá a abertura da exposição “Retrospectiva em Cartaz – Encontros de Artes Plásticas de Atibaia” e apresentação de Música Popular Brasileira, com Flávio Rodrigues e Cris Barbosa, com um repertório de qualidade, homenageando grandes nomes da MPB.
No dia 8, também às 15h, o evento será a palestra “Revolução Constitucionalista de 1932 – A Guerra Paulista”, com o professor doutor Célio Egídio. A Revolução Constitucionalista de 1932 é um fato histórico de grande importância, especialmente para os paulistas e, dado esse grande significado ao tema, haverá uma palestra que pretende esclarecer pontos pouco conhecidos e buscar a compreensão da história dos Constitucionalistas.
No dia 22 de julho, a partir das 10h, ocorrerá, na praça do Museu, a segunda edição da Feira Janela para as Artes, com a organização da artista Márcia Mendes – uma feira independente, colaborativa e aberta a artistas de diversas linguagens.
No dia 29, às 15h, para encerrar a programação, haverá “Leitura de Poemas e CIA”, com a organização do Coletivo Literário Kalúnia, que é formado por escritores de Atibaia, atuando em prol da literatura e da história da cidade.
O Museu Municipal João Batista Conti, instalado em um dos principais prédios históricos de Atibaia e responsável por preservar e transmitir justamente parte da história da cidade, está aberto de terça-feira a sábado, das 11h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. A visitação é gratuita.