Sábado começa a 6ª Semana André Carneiro com o lançamento do encarte “Tentativa – 70 anos”

A sexta edição da Semana André Carneiro, acontece de 04 a 14 de maio. O evento terá uma extensa programação.

No próximo sábado, dia 04 de maio, tem inicio a sexta Semana André Carneiro. Oficializado em 2016, o evento faz parte do calendário cultural do município e propõe difundir a vida e a obra do artista local de maior projeção nacional. André foi poeta e um dos precursores da ficção científica no Brasil, tendo livros traduzidos para dezesseis países. Na fotografia também é considerado precursor da Fotografia Modernista no Brasil. Sua foto mais famosa, “Trilhos”, fica em exibição permanente no Tate Gallery, em Londres. Como artista plástico criou a técnica que denominou “pintura dinâmica”, onde a imagem é alterada quando manipulada em função dos produtos químicos presentes em seu interior.
No cinema produziu vários curtas metragens, algunsem Atibaia na década de cinquenta, e mais tarde escreveu roteiros para diversos cineastas de renome. Foi ainda publicitário, hipnotizador clínico, capista, etc. Esse ano coincide com os setenta anos do jornal literário “Tentativa”, editado de 1949 a 1951, aqui em Atibaia. “Tentativa” reuniu em suas páginas os mais importantes artistas ligados ao movimento modernista de diferentes fases, fato que confere importância à publicação por representar dos ideais da chamada “Geração de 45”. Para marcar a data, esse jornal – o centenário O Atibaiense, sairá no próximo sábado com o encarte “Tentativa – 70 anos”, com artigos e depoimentos diversos falando de sua importância para a cidade e para o país.
Nessa sexta edição da Semana André Carneiro, que acontece de 04 a 14 de maio, a programação é a seguinte: Dia 04, sábado às 20h teremos a abertura oficial com a apresentação musical de Isadora Tito e a pianista Ana Rodrigues. Acontece ainda a Leitura Dramatizada, performance da atriz Silvia Mazulo sobre a obra do André. Na ocasião teremos a abertura da exposição “Tentativa – 70 anos”, onde serão exibidos os originais do jornal literário considerado o melhor de sua época. Teremos ainda o lançamento da quinta edição dos “Cadernos da Semana”.
Na segunda, dia 06, será exibido o vídeo “Confissões do Inexplicável” – gravação do projeto Autores em Cena, do Itaú Cultural, aonde o poeta Arruda e o músico Peri Pane conduziram o espetáculo em homenagem a André. Esse evento aconteceu em 2015. Na terça o encontro será na Faat, com os alunos da instituição cujo tema será o jornal literário Tentativa e o próprio André Carneiro.
Na quarta o bate-papo será no Centro Cultural André Carneiro, e o tema também será o jornal “Tentativa” e sua importância para a cidade. Fechando a programação, na quinta serão exibidos alguns filmes produzidos na década de quarenta pelo artista. Todas as atividades começam às 20h. Participe.

Deixe uma resposta