Cadastro Ambiental Rural e entrega do endereço digital do Programa Rotas Rurais

Ações objetivando regularização ambiental dos imóveis rurais acontecem no dia 7 de junho, das 9h às 16h, na Secretaria de Agricultura.

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, realizará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) direcionado aos residentes da zona rural, bem como a entrega do endereço digital do Programa Rotas Rurais, no dia 7 de junho, das 9h às 16h, na própria secretaria (Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, Bairro Brogotá). As duas ações promovem a regularização ambiental dos imóveis rurais do município.

Para atualização, aceite ou recusa da análise do CAR são necessários os seguintes documentos: Imposto Territorial Rural (ITR), Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), matrícula do imóvel e documento pessoal do proprietário. A ação conta com o apoio dos técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio do EDR – Escritório de Desenvolvimento Regional de Bragança Paulista.

O aceite no CAR é autodeclaratório e é necessário para o produtor finalizar o processo de regularização ambiental da propriedade e não perder o direito aos serviços de agentes financeiros e cartórios. Vale ressaltar que o CAR é um registro eletrônico nacional, sendo obrigatório para todos os imóveis rurais, com o objetivo de integrar as informações ambientais das propriedades rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de combate ao desmatamento.

Já o Programa Rotas Rurais é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Google, para fornecimento do Endereçamento Rural Digital com o objetivo de mapear propriedades.