Militão apresenta anteprojeto de lei que obriga parte da GCM atuar nas escolas públicas de Atibaia

“A medida irá trazer mais tranquilidade aos pais, alunos e funcionários de nossas instituições de ensino”, declarou o presidente da Câmara.

Na sessão desta terça-feira (11), o presidente da Câmara Ademilson Militão falou em Explicação Pessoal sobre o anteprojeto de lei nº 01/2023, de sua autoria, encaminhado nesta semana à Prefeitura, que dispõe sobre o aumento de segurança nas escolas municipais de Atibaia

“A iniciativa visa garantir maior bem-estar aos estudantes, professores e funcionários de nossas escolas, tendo em vista as tragédias ocorridas nos últimos tempos em instituições de ensino de diversas cidades do Brasil. Essa triste realidade impõe-nos buscar o aprimoramento da segurança voltada para a proteção escolar”, explicou.

Segundo o documento, ficaria estabelecida a transferência de um contingente da Guarda Civil Municipal para atuar como Guarda Municipal Escolar nas escolas da rede municipal, no controle de entradas e saídas dos alunos, com métodos adequados para agir preventivamente, evitando possíveis ameaças à segurança de todos.

“Sabe-se que o orçamento público é ‘pequeno’ para oferecer toda infraestrutura necessária, porém, essa é uma medida imediata e eficaz, e que trará mais tranquilidade aos pais dos alunos. Vale ressaltar que as políticas públicas voltadas para a segurança escolar devem ser trabalhadas continuamente, buscando resultados a pequeno, médio e longo prazo por todas as esferas de governo”, afirmou Militão.

 

VISITA A APAE

O presidente vereador Militão visitou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de abril, a sede da APAE Atibaia, onde foi recebido pela coordenadora pedagógica Mara Mendes, pela diretora escolar Katia Moraes, pelo coordenador administrativo Alcino Rocha e pelo coordenador da área de saúde e assistência social Erik Kobayashi.

A visita teve como objetivo principal entender melhor as demandas da associação referentes à mobilidade urbana, segurança e descarte irregular de lixo no entorno da sede da associação.

A APAE atualmente atende 210 crianças, com escola para alunos de 4 a 29 anos, em convênio com as secretarias Municipal e Estadual de Educação. Conta também com Centro de Convivência para alunos a partir dos 30 anos e ação conveniada com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A APAE ainda possui um setor de saúde e assistência social, realizando mensalmente cerca de 1800 atendimentos às crianças e familiares encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia.

“O trabalho realizado pelos profissionais da APAE é extremamente relevante e merece mais apoio e atenção por parte do Poder Público”, afirmou.