Cresce número de mortes e feridos por atropelamentos em Atibaia

Atropelamento grave do fim do mês passado, alerta para riscos, especialmente na parte da noite Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez.

O Atibaiense – Da redação

Na madrugada do último sábado, 25 de março, ocorreu o atropelamento de um jovem na Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, altura do número 1.850, quando ele tentava atravessar a avenida com uma mulher. O caso não é isolado. Há outros registros de atropelamentos na via, assim como de acidentes. A Alameda Lucas é uma das vias com maior número de acidentes em Atibaia, de acordo com o Infosiga.
Dados do Infomapa mostram os acidentes ocorridos em cada via do município. Na Alameda Lucas foram quatro em janeiro, um deles fatal, quando uma mulher bateu a moto que conduzia em um poste na altura do número 4.720. Em março, além desse atropelamento que ainda não consta no sistema, houve um acidente próximo ao Lago do Major.
Outras vias da cidade também apresentam grande número de acidentes, a maioria com vítimas não fatais. Na região central, chama a atenção o grande número de acidentes que aparecem no mapa no cruzamento da Rua Adolfo André com as Ruas São José e Dona Virgínia.
Há ainda grande quantidade de acidentes na Avenida imperial, na Avenida Flávio Pires de Camargo, na região próxima ao pontilhão da Rodovia Fernão Dias, no Caetetuba e na Avenida Jerônimo de Camargo.
Voltando para a Alameda Lucas, é a segunda vez, em poucos meses, que ocorre atropelamento num fim de semana à noite. Em 25 de dezembro um motorista bêbado atropelou algumas pessoas que estavam em frente a uma adega na via. Ele tentou uma ultrapassagem e a manobra não deu certo. O carro bateu na traseira de outro veículo que foi jogado na calçada, atropelando as pessoas.
A Polícia Militar fez o teste de bafômetro nos dois motoristas e o que causou o acidente tinha grande quantidade de álcool no corpo. Ele foi preso em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado.
No caso do último sábado, dia 25, o carro estava em alta velocidade, provavelmente participando de um “racha” e o motorista, segundo o B.O., aparentava estar embriagado ao ser abordado pela Guarda Civil Municipal após fugir do local. Ele chegou a ser preso, mas foi solto na audiência de custódia e responderá em liberdade. A vítima foi levada ao hospital com ferimentos graves.
Atibaia já registrou, entre janeiro e fevereiro, quatro mortes em acidentes de trânsito, sendo duas delas por atropelamento. Os dados são do Infosiga, sistema de monitoramento de acidentes de trânsito do governo paulista.
Houve ainda no primeiro bimestre 48 acidentes com vítimas não fatais (que sofreram ferimentos) em janeiro e outras 36 em fevereiro. Desse total, 27 foram por colisão, seis por choque, três atropelamentos e sete de outros tipos. Não há informações sobre o tipo de acidente dos demais.
Entre os acidentes não fatais, 76,19% ocorreram nas vias municipais. Já metade dos fatais também foram em vias da cidade.