Primeiro mutirão de restauração florestal é realizado na APA do Rio Atibaia

Mutirão está entre as ações de conservação e educação socioambiental que aconteceram em fevereiro, em parceria da Prefeitura com a SIMBiOSE.

Duas importantes ações de conservação e educação socioambiental foram desenvolvidas em fevereiro, sob Termo de Parceria nº 020/2022, da Prefeitura de Atibaia com a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia. O destaque foi o Primeiro Mutirão Voluntário de Plantio em prol do Projeto Piloto de Restauração Florestal pelo Sistema de Semeadura Direta, conhecido como “Muvuca de Sementes”.

O mutirão, realizado no dia 11 de fevereiro, teve como principal objetivo dar início à semeadura direta de plantas nativas para a recomposição de vegetação no espaço público de proteção ambiental, localizado na beira da Represa da Usina. Esta proposta diferenciada de restauração florestal, feita pela primeira vez na cidade de Atibaia é, para a OSCIP SIMBiOSE, uma forma de conscientização socioambiental e excelente oportunidade para expandir e fomentar a conservação de áreas especialmente protegidas e dos setores ecológicos.

Cada voluntário participante teve a oportunidade de ver, misturar, semear e entender um pouco melhor sobre essa relação do homem com a natureza e a capacidade de plantar florestas. Dos 3 hectares propostos no Plano de Reflorestamento do Termo de Parceria, foram restaurados cerca de 0,6 hectare através desta ação, que durou 4 horas. A técnica de plantio utilizada contempla a mistura das sementes pelos participantes, propiciando maior biodiversidade e aproximando as pessoas do contato direto com a natureza e com os processos ecológicos propostos na atividade.

Antes do mutirão, no dia 4 de fevereiro, cercas foram instaladas em um trecho do Centro de Lazer Comunitário Alberto Gavazzi, cujo alambrado estava depredado. Para isso, a ação reutilizou 75 paletes doados e contou com a participação do Grupo Sênior de Escoteiros Pedra Grande.

O cercamento busca inibir as invasões predatórias que prejudicam o desenvolvimento natural do espaço, extremamente importante para a conservação dos recursos hídricos da região. Visando fortalecer a conscientização socioambiental e evitar invasões prejudiciais à fauna e flora, placas educativas foram instaladas ao longo da estrada para alertar os motoristas.