Câmara realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Evento é anual em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 5, de 28 de abril de 2008.

A Câmara promoveu na noite desta quarta-feira, 8 de março, a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 5, de 28 de abril de 2008. Na ocasião, foram homenageadas mulheres reconhecidas pela comunidade pelos relevantes serviços prestados à cidade de Atibaia.

O presidente da Câmara, Ademilson Militão, fez a abertura da solenidade, parabenizando todas as mulheres. “As vereadoras e os vereadores desta Casa de Leis indicaram suas homenageadas com todo carinho, respeito e admiração. É uma honra poder oferecer essa singela homenagem a todas essas mulheres pela relevância dos trabalhos realizados em nosso município”, afirmou.

Confira abaixo a biografia das mulheres homenageadas no evento:

– A homenageada do presidente Militão foi Silvana Cotrim Moreira da Silva, idealizadora, fundadora e presidente da associação cultural Negra Visão. A entidade atua em Atibaia desde 2018 na conscientização sobre o racismo e, agora, auxilia a formação de identidade e o empoderamento dos negros e negras.

– A homenagem da vereadora Ana Beathalter foi para Vanda da Silva Oliveira, integrante voluntária do grupo de capelania do Hospital Novo e Santa Casa, além de coordenadora de projetos sociais da entidade Dorcas.

– A vereadora Ana Borghi homenageou Georgina Pitocco Piniano, a Professora Gina, educadora aposentada da rede estadual de ensino, vereadora por dois mandatos consecutivos entre 2005 e 2012. Foi secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (2009-2010) e implantou o CRAS no Portão e Imperial. Foi coordenadora Especial da Mulher por três anos. O Decreto Legislativo que dispõe sobre a comemoração anual ao Dia Internacional da Mulher é de sua autoria.

– O vereador Fernando Souza “Fefê” indicou Fabiane Santiago, formada em Ciências Contábeis pela USP e com MBA em instituição britânica. Depois de atuação na área sindical, foi eleita prefeita de Piracaia em 2009. Depois de passar pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, aceitou o convite para ocupar a superintendência da SAAE (Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia).

– O vereador Zé Machado indicou como homenageada Letícia Freire Antônio, formada em Gestão Pública, funcionária pública há 25 anos, desde 1998. Trabalha na Central de Vagas na Secretaria de Saúde, setor responsável pela regulação do acesso dos pacientes às consultas de especialidade ambulatorial e aos exames especializados.

– O vereador Marcos Pinto de Oliveira, o Marcão do Itapetinga, escolheu Maria de Fátima Cardoso, que trabalhou por 37 anos na rede municipal de ensino, em diversas funções, de professora a consultora, passando por diretora e gerente de divisão. É uma professora construtivista e formada na Pedagogia Waldorf. Atuou em escolas do Tanque e do Maracanã e implantou programas de formação pedagógica.

– O vereador Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Pi do Judô, não pôde estar presente na sessão solene por motivos de agenda, mas enviou um vídeo argumentando os motivos que o levou a indicar sua homenageada. Na sessão o vereador foi representado por sua assessora, Danuza Marin, durante a homenagem à Maria Fernanda Leite de Andrade, moradora de Atibaia há 23 anos, onde realizou mais de 30 projetos sociais voltados para as crianças e adolescentes das escolas públicas; coordenou projetos sociais para adultos e famílias fragilizadas; participou da organização de eventos de rua, de manifestações da cultura urbana e atende na Associação ICJ cerca de 80 famílias vulnerabilizadas, moradoras no entorno da Usina de Reciclagem de Lixo e da Estação de Tratamento de Esgoto do Caetetuba.

– O vereador Reinaldo dos Santos, o GCM Santos “Rona”, indicou Maria José Cardoso, funcionária pública desde 2004. É muito ativa na igreja católica e organiza viagens para o Santuário de Aparecida. Por 21 anos, trabalhou em consultório odontológico, como secretária. Como servidora, começou no Gabinete do Prefeito e passou depois para a Secretaria de Segurança Pública.

– O vereador Sidnei Luciano Gonçalves, o Sidnei Guerreiro, indicou para a homenagem Rosa Maria Prieto, sempre envolvida em atividades sociais, atualmente no Projeto Unigrejas, cujo objetivo é unir as igrejas evangélicas de Atibaia. Também contribuiu para o Projeto Anjos da Madrugada, levando não apenas comida e roupas para pessoas em situação de rua, mas também palavras de fé.