Prefeitura avança na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal da Grota Funda

Oficina de Zoneamento e Programas de Gestão acontece nesta sexta-feira (24), no Auditório 2 do Centro de Referência da Educação Prefeito Flávio Callegari.

Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Meio Ambiente e a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) promovem no Auditório 2 do Centro de Referência da Educação “Prefeito Flávio Callegari” (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica – 3º andar) a Oficina de Zoneamento e Programas de Gestão da revisão do Parque Natural Municipal da Grota Funda. A oficina acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30 e reúne os conselhos ambientais para discutir formas de aprimorar o principal instrumento de gestão dessa importante Unidade de Conservação do município.

A iniciativa, que tem uma empresa de engenharia e consultoria ambiental como parceira, é aberta a quem quiser participar e não é necessário inscrição prévia. O Plano de Manejo é um documento técnico elaborado em função das categorias e objetivos de uma Unidade de Conservação, estabelecendo o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso, o que inclui o manejo dos recursos naturais e a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

Com quase 250 hectares de Mata Atlântica preservada, o Parque Natural Municipal da Grota Funda (PNMGF) está localizado na Serra do Itapetinga, reunindo espécies relevantes da fauna e da flora, algumas delas encontradas exclusivamente na região, além de espécies ameaçadas de extinção, motivos que costumam atrair pesquisadores até o local. Esta é a segunda oficina que a Secretaria de Meio Ambiente e a SIMBiOSE, gestora e cogestora do parque, promovem para discutir a revisão do Plano de Manejo do PNMGF. Em dezembro de 2022, a Oficina de Diagnóstico deu início à série de oficinas que possibilitarão revisar o documento.