Vem aí o X Festival Brasileiro de Nanometragem

Já está no ar o novo regulamento da edição comemorativa de uma década do Festival Brasileiro de Nanometragem (filmes de até 45 segundos) idealizado e realizado pela Associação Incubadora de Artistas em Atibaia, fomentando o cenário audiovisual há 10 anos de forma ininterrupta.
E para celebrar os dez anos de festival, a novidade é a ampliação das inscrições para todosos países Lusófonos, ampliando o fomento para todos os países que falam a Língua Portuguesa oficialmente.
Desde o Séc. XII, com a formação de Portugal e sua expansão a sul (integrada na reconquista cristã da Península Ibérica) e, mais tarde, com a Expansão Marítima, que se assiste à difusão da língua e cultura portuguesas pelo mundo. Do ponto de vista geográfico, o Espaço Lusófono é constituído pelos territórios em que o Português é língua oficial, sendo por isso considerado um espaço geocultural, onde a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tenta afirmar-se no sentido da disseminação do idioma e da promoção do desenvolvimento dos respetivos países com base na concertação e cooperação entre Estados-membros.
Desde há muitos anos, sobretudo com a epopeia marítima portuguesa e colonização de vastos territórios, que vários povos espalhados pelo mundo partilham a língua e a cultura portuguesas como elementos identitários da sua própria matriz cultural. A partilha destes fatores de identidade cultural por povos e nações dispersos dá origem a uma vasta comunidade – a Lusofonia – que ocupa um espaço geograficamente descontínuo – o Espaço Lusófono – a que pertence por ordem alfabética os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.
Com esta iniciativa, segundo o presidente da Incubadora de Artistas, Vitor Carvalho, que desde junho de 2022 está em Portugal, trabalhando e ampliando parcerias para a Associação em Atibaia, o cenário audiovisual de nossa região se fortalece ainda mais, com estas parcerias internacionais, onde se objetiva um rico panorama de intercâmbio entre diversas culturas. As inscrições são gratuitas e podem ser acessadas pelo site: www.festivaldenanometragem.com.br