Janeiro Branco: programação reforça cuidados com a saúde mental

Ações promovidas pela Secretaria de Saúde acontecem entre os dias 19 e 31 de janeiro, reverberando o tema da campanha “A vida pede equilíbrio”.

“A vida pede equilíbrio” é o tema deste ano da campanha Janeiro Branco, movimento mundial de conscientização que busca incentivar os cuidados e a construção de uma cultura de saúde mental. Mais uma vez, a Secretaria de Saúde participa da campanha, promovendo em Atibaia ações de reflexão e sensibilização que acontecerão entre 19 e 31 de janeiro. As atividades são gratuitas e abertas a toda rede de saúde, assistência social, pacientes e comunidade.

No dia 19, às 9h, a exibição do filme “O Solista” acontece no Centro de Atenção Psicossocial II – CAPS II, no bairro Atibaia Jardim, dando início à programação. O filme – dirigido por Joe Wrigth e estrelado por Jamie Foxx e Robert Downey Jr. – baseia-se em uma história real, contada pelo prestigiado jornalista Steve Lopez em uma série de artigos no jornal Los Angeles Times, depois reunidos no livro “The Soloist”. O personagem que dá nome ao livro e ao filme é Nathaniel Ayers, músico talentoso que foi aluno da Juilliard School, um dos mais célebres conservatórios de música do mundo, mas tem a carreira interrompida pela esquizofrenia e acaba indo morar nas ruas de Los Angeles.

A programação segue no dia 23, às 8h30, também no CAPS II, com a palestra “A descentralização do cuidado em saúde mental”, que será ministrada pelo psiquiatra Dr. Laerte Ferreirinha Cestari. Já no dia 26, às 9h, acontece no Coreto Sílvio Caldas – localizado na Praça Aprígio de Toledo, em frente ao Mercado Municipal – a roda de conversa “Janeiro (muito além do) branco”.

O Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil recebe uma programação especial no dia 27 de janeiro, voltada às crianças: a atividade de higiene bucal “Brincando com as emoções”. A atividade, que explora as relações entre saúde mental e bucal, acontece em dois horários: às 10h e às 14h. No dia 31 de janeiro, a caminhada de conscientização acerca da importância da saúde mental “A vida pede equilíbrio” encerra a programação do Janeiro Branco em Atibaia. A caminhada sairá às 8h30 do CAPS II, localizado na Rua Deputado Emílio Justo, nº 280 – Atibaia Jardim.

Janeiro Branco
De acordo com o criador da campanha e presidente do Instituto Janeiro Branco, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, janeiro foi escolhido porque é um mês em que as pessoas pensam muito na própria vida por conta do Ano-Novo, espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. Já o branco, além de ser a reflexão todas as cores, representa uma folha em branco que nos desafia a criar.

Por sua vez, o tema da campanha de 2023 procura difundir a ideia de equilíbrio nas nossas relações, a começar pela relação primordial da gente com a gente mesmo: “Um dos melhores caminhos para se chegar ao equilíbrio é o autoconhecimento. Você se conhece? Você sabe o que te causa raiva, o que faz você ficar triste? Como é que você lida com todas as suas emoções? Você sabe quais são os elementos, as situações, nos diferentes lugares, nos diferentes relacionamentos que você vive, você sabe o que te tira o equilíbrio?”, propõe o vídeo oficial da campanha.