A transição da Habitação para o novo governo do Estado

Marcelo Cardinale Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação na gestão Tarcísio de Freitas, ocupou a pasta de Transportes na gestão Kassab na prefeitura paulistana, quando presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans).

Wagner Casemiro

A partir de fevereiro, temos uma nova missão à frente da Secretaria Municipal de Habitação. É o contato com o ministério do novo governo federal na área de habitação e com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, do novo governo paulista, levando nossas demandas, ao lado do prefeito Emil Ono. Vamos falar neste artigo sobre SP, em que temos já um trabalho avançado nos dois primeiros anos do mandato municipal.
Marcelo Cardinale Branco, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação na gestão Tarcísio de Freitas, ocupou a pasta de Transportes na gestão Kassab na prefeitura paulistana, quando presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transportes (SPTrans). Antes, foi secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, período em que também presidiu a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (EMURB). Foi ainda secretário adjunto municipal e estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU) e diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB).
Administrador com mestrado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, foi o coordenador do programa de governo do vice-governador Felicio Ramuth. Ele contou com a participação do Espaço Democrático – a fundação para estudos e formação política do PSD – na elaboração de propostas para o plano de governo. Especialistas da fundação em várias áreas se reuniram com técnicos do staff de Felicio para discutir ideias. Habitação e segurança pública foram os primeiros temas discutidos em debate.
Branco, que vinha atuando como consultor em transportes, urbanismo, sustentabilidade e gestão, disse que “foi uma satisfação muito grande receber o convite de Felicio e a confiança do PSD para auxiliar na elaboração do plano de governo”. O vice-governador fez elogio ao novo secretário: “O Marcelo tem a experiência de quem já esteve à frente da gestão pública e a modernidade para construir um plano de governo inovador, usando tecnologia e, principalmente, sustentabilidade, para que possamos oferecer esse plano de gestão para São Paulo”.
O atual secretário procurou elaborar um plano “focado em soluções técnicas para resolver os problemas que mais afligem a população, com olhar especial para saúde, educação, segurança, transportes e a melhoria da vida nas cidades. Construímos um plano que permite uma administração inovadora, focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre com respeito incondicional ao meio ambiente, à vida e à dignidade humana”. São os mesmos princípios que regem a administração Emil Ono e o trabalho que desenvolvemos na Secretaria Municipal de Habitação.

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.