Projeto Paralímpico Instituto Daniel Dias é inaugurado em Atibaia

Iniciativa esportiva tem como parceiros a Iguá e Atibaia Saneamento.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 dezembro, foi marcado em Atibaia pela abertura oficial do projeto Paralímpico Instituto Daniel Dias (IDD), que tem como objetivo promover acesso ao esporte e à natação para pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual.
A iniciativa foi contemplada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte pelo Edital de Projetos Socioambientais da Iguá em 2021 e integrou o leque de investimentos do grupo em ações relacionadas à agenda de sustentabilidade da empresa. A Atibaia Saneamento, empresa que pertence ao Grupo Iguá, apoia localmente o projeto.
“Por meio do investimento em projetos sociais como o Paralímpico IDD, nos conectamos com a comunidade local e fortalecemos esse relacionamento para além da prestação de serviços de coleta e tratamento de esgoto em Atibaia. Esse é o nosso compromisso como uma operação de saneamento, o bem-estar da população, e o esporte é um excelente caminho para isso”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.
A inauguração aconteceu no último sábado, mas o Paralímpico IDD, como é conhecido, teve início há cerca de um mês e já recebeu 40 alunos entre crianças e adultos. Ao longo do período, os atibaienses de 6 até 30 anos de idade participaram gratuitamente de aulas de natação com oesportista paralímpico, Daniel Dias, além de educadores físicos altamente capacitados.
“O esporte e a natação me ensinaram a desenvolver valores importantíssimos que carrego até os dias de hoje. Costumo falar que nós somos iguais em nossas diferenças e, por isso, acredito que vale a pena incentivar a atividade física também entre as pessoas que possuem alguma limitação física. Queremos as crianças e adultos participantes do projeto sejam empoderados a ir além, independente de sua deficiência”, comenta o ex-atleta paralímpico e fundador do projeto, Daniel Dias.

Sobre a Atibaia Saneamento: A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria GreatPlacetoWork (GPTW). www.igua.com.br