Atibaia possui 16 mil alunos na rede municipal de ensino

Secretária de Educação destacou em entrevista ao jornal O Atibaiense que os investimentos na infraestrutura e qualidade do ensino continuarão como prioridades.

O Atibaiense – Da redação

A secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz, concedeu entrevista ao jornal O Atibaiense e falou sobre os projetos já desenvolvidos, além dos planos futuros. A meta é tornar a educação do município uma referência de qualidade, além de investir em novas unidades.
O orçamento da educação é o maior dentro da Prefeitura, já que pela Constituição, devem ser destinados 25% da receita para a Pasta. Este ano, o orçamento foi de R$ 212 milhões e a previsão é para R$ 260 milhões em 2023, caso seja aprovado o projeto do orçamento sem alterações.
A rede municipal de ensino conta atualmente com 64 escolas – são 47 escolas municipais e 17 creches conveniadas. O total de alunos chega a 16 mil, somando creche, educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Com relação às creches, Eliane conta que são 30 no total, somando-se as 17 conveniadas. Em 2021 foram inauguradas duas novas unidades e há projetos para mais creches, entre elas o CIEM 4, no bairro do Portão. “Seria a ampliação da EMEF Estudante Nelson José Pedroso. O CIEM III já está em construção, no Caetetuba e, em parceria com o Governo do Estado, estamos aguardando a construção de uma creche próxima ao CIEM III. Está em fase de projeto também a ampliação de duas creches”, explica.
A Secretária diz que a fila de espera nas creches é um grande desafio. “Temos a Central de Vagas, que é pública e transparente. As mães fazem o cadastro e podem acompanhar. Vemos a necessidade de construção de novas creches, mas já conseguimos diminuir a fila de espera. No meio do ano, chegamos a 900 crianças na fila. Para 2023, temos 516 na fila de espera”.
Eliane destaca que a creche é um direito da criança e que a Prefeitura tem trabalhado para garantir que haja vagas para atender à demanda. A qualidade da rede municipal tem, no entanto, atraído cada vez mais interessados. “Atibaia foi vitrine para o mundo recentemente. Participou da Conferência Mundial do Cuidado e da Educação da Primeira Infância, organizada pela Unesco, representando o Brasil no Uzbequistão. Fomos escolhidos pelo olhar para a primeira infância que temos”.
A secretária diz que o prefeito Emil Ono tem um olhar especial para a educação e tem colocado o setor como uma prioridade do governo. “Temos investido bastante e fico feliz pelo prefeito ter esse olhar. Ele também inovou na educação, usando a tecnologia para os alunos e professores”.
Recentemente, todos os estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental e alunos do EJAI receberam tablets, que são usados em atividades complementares. “Temos ainda investimentos em livros didáticos, materiais complementares e livros de histórias infantis, que fazem a diferença, dentro do Projeto Ler e Escrever”, completa.
Eliane ressalta, no entanto, que a diferença também está nos professores, que acompanham o dia a dia dos alunos e trabalham para a qualidade ser cada vez mais reconhecida. A rede conta hoje com cerca de 1.600 funcionários e estão sendo chamados novos servidores pelo concurso público. Já foram chamados cerca de 230 funcionários, entre professores e outros cargos.
Além de investir no capital humano, a Prefeitura tem feito a reforma e manutenção das escolas. Em 2021 foram reformadas 28 escolas e outras 21 estão em andamento. Há ainda projeto para outras 15 reformas em 2023.

BASE NO CURRÍCULO
A qualidade do ensino, que está entre as prioridades, tem sido focada no currículo elaborado em 2020. “Agora estamos aprimorando. A premissa do currículo é o ensino integral e temos as metas da educação para 4 anos. O resultado do Ideb, por exemplo, está nas metas de melhorias”.
Eliane ressalta que há ainda o Plano Municipal de Educação, com vigência até 2025. “Agora temos tarefa com o Conselho Municipal de Educação de fazer uma apresentação. Será no dia 8, às 15 horas, na Câmara Municipal. Será apresentado um diagnóstico sobre as 20 metas do Plano Municipal de Educação, com participação de profissionais da educação, professores, pais, alunos e toda a comunidade”.
Outra ação relacionada à qualidade do ensino é o trabalho de recomposição de aprendizagem que haverá em janeiro para os alunos da rede. “Em janeiro alguns alunos que não estão totalmente alfabetizados terão aulas. Esse foi um reflexo da pandemia, temos crianças que não aprenderam tudo o que tinha para aprender, por isso a recomposição, ou seja, vamos recompor o ficou faltando para a criança durante a pandemia. Não é recuperar o que perdeu, é recompor o que não conseguiu receber”, explica.
Eliane diz que outra ferramenta importante para avaliar o aprendizado e criar as estratégias para aumentar a qualidade é a análise minuciosa dos resultados do SAEMA, um sistema de avaliação da própria rede municipal, que avalia os conhecimentos de português e matemática. O professor fica conhecendo o relatório de cada aluno e ajustando as propostas de ensino para cada uma das crianças.

PRIORIDADES
Para 2023, a prioridade, segundo Eliane, será continuar o trabalho de qualidade, investindo ainda mais no ensino. Também há o investimento na infraestrutura, com as novas unidades e reformas e ampliações.
O desafio será a elaboração do Plano de Carreira do Servidor da Educação, em andamento. “Estamos discutindo e montando a minuta do projeto”, conta a secretária. E também a busca por recursos estadual e federal para ampliação da rede e implantação de novos projetos.
Eliane finaliza fazendo balanço positivo. “Estamos fechando o ano com trabalho e esforço conjunto de todos os profissionais, para garantir a qualidade da educação das crianças. O trabalho de humanização com alunos, profissionais e famílias faz muita diferença”.