Grupo Iguá é premiado pela ação de Culinária Sustentável da Atibaia Saneamento

Em segundo lugar na categoria Comunidade, concessionária é reconhecida por sua atuação que contribui para uma sociedade mais sustentável, inclusiva e econômica.

Foto: Atibaia Saneamento é premiada no GRI Infra Awards 2022.

A Iguá Saneamento está entre as companhias brasileiras premiadas pelo GRI Infra Awards 2022, que certifica os melhores projetos e iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável nos setores de infraestrutura e energia no Brasil. Realizada pela GRI Club, instituição que reúne lideranças de companhias atuantes nos setores imobiliário e de infraestrutura em mais de 100 países, a Atibaia Saneamento (do Grupo Iguá) ficou na 2ª posição na categoria Comunidade com o projeto Culinária Sustentável.
“Estamos felizes com essa conquista. O saneamento, cada vez mais, se mostra como uma importante ferramenta de transformação social. A capacitação de comunidades em situação de vulnerabilidade na cidade de Atibaia, especialmente mulheres e mães, dão a oportunidade de mudanças socioeconômicas. Contribuir com uma comunidade mais inclusiva, sustentável e econômica é ter a sensação de dever cumprido”, comemora Mateus Banaco, diretor geral da Atibaia Saneamento.
Desde o início desse ano, o projeto Culinária Sustentável visa modificar a relação do ciclo do alimento na vida das pessoas; desde o planejamento para as compras, o preparo e o consumo. Com oficinas práticas de capacitação aproveitando integralmente os alimentos, a concessionária estimula a descoberta de novos paladares e, consequentemente, há uma melhora na qualidade das refeições, o que leva a uma ressignificação na relação com os alimentos e gera uma mudança na cultura de consumo e desperdício. O projeto também favorece a economia solidária e a geração de renda, por meio do empreendedorismo.
Outro projeto da Atibaia Saneamento, a Compostagem de Lodo de ETE, também figurou entre os finalistas na categoria Atmosfera. Desde 2014, a concessionária encaminha todo lodo gerado para a unidade da Tera Ambiental, um parceiro que realiza a compostagem, localizada em Jundiaí (SP). O lodo é resultado dos processos realizados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), onde os tanques fazem a sedimentação, reduzem a matéria sólida e a submetem à diversas etapas de tratamento até que esteja pronto para ser destinado. A reutilização é uma prática sustentável e colabora, entre outros fatores, para a diminuição do volume de rejeitos enviados aos aterros sanitários, sendo uma alternativa ambientalmente correta para o descarte.