Cypher GRITO DO INTERIOR

por Raquel Costa da Silva
PJ Ramon

Acypher Grito do Interior é um projeto musical de produção artística periférica, totalmente alternativa e independente. A música de aproximadamente 9 minutos é uma produção instrumental de RAP, de beat de drill com um sample do Canto das Três Raças de Clara Nunes, que conta com a participação de 10 MCs das periferias de Atibaia onde cada artista expressa a visão de suas realidades, vivências e experiências em relação à questão racial através do grito do seu interior. As composições dos artistas abarcam temáticas desde acesso à educação e o descaso do Estado, orgulho e autoestima do povo preto até denúncias de racismo cotidiano, citando referências de líderes negros e a cultura afro-indígena.
O projeto musical foi idealizado para inauguração e divulgação do cursinho pré-vestibulares comunitários de educação antirracista da UNEAfro Brasil – Núcleo Negra Visão em Atibaia-SP, que atende jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos. E contou com o apoio de coletivos negros da cidade, do diretor de cidadania e do rapper XIS, referência do hip-hop nacional.
Além disso, desde seu início, vem tendo impactos sociais muito além do esperado, que além de reanimar os MCs que estavam parados na pandemia e que se doaram ao projeto, tem sido desde seu início um movimento de resistência e representatividade, e trará um resultado que retoma e reinsere Atibaia na cena do hip-hop nacional.
Os MCs foram convidados pelos coletivos negros de Atibaia para apresentar a cypher como intervenção artístico-política no I Simpósio da Falsa Abolição, que foi a primeira ocupação no dia 13 de maio de 2022 na Câmara Municipal. Foram convidados para produção do clipe, produzido totalmente independente e sem apoio financeiro, que será lançado no próximo domingo, dia 20, nos canais do Fratelli la Máfia, com o apoio da Aliança Negra de Atibaia, UNEAfro Brasil, Associação Cultural Negra Visão e diversos atores sociais.
O presente projeto é uma iniciativa de PJ Ramon, um produtor musical e artista periférico com 8 anos de experiência na área, com o apoio do seu irmão beatmaker e produtor Thomas Esdras, integrantes do grupo Fratelli da Máfia. Os produtores executaram todas as etapas do projeto de áudio em uma semana e organizaram todos os envolvidos para a apresentação no evento de inauguração da UNEAfro – Atibaia.