Alunos da rede pública criam mascote e apresentam projeto sustentável para preservação dos rios em Atibaia

Ação integra a agenda da iniciativa realizada pela Atibaia Saneamento.

Foto – Alunos da rede pública de ensino visitam o Parque Grota Funda, em Atibaia

O Programa Educação Cultural – PEC já está entrando na fase final, com a produção de projetos sustentáveis criados pelos alunos do 4º e 5º ano da rede pública municipal de ensino. No mês de outubro, um dos destaques foi a escola Nelson José Pedroso, que teve suas dependências furtadas duas vezes no mesmo mês e ainda assim, manteve a resiliência, proporcionado aos alunos um ambiente de aprendizado e incentivo.
“Eu gostaria de agradecer, em nome da nossa equipe, a oportunidade de participar do Programa de Educação Cultural e, principalmente, as mediadoras Jéssica e Rosana que desenvolveram as oficinas junto aos alunos e professores. Passamos por momentos difíceis no último mês e ficamos angustiados pelo ocorrido, mas continuamos com nosso trabalho e temos esperança de que dias melhores virão”, explica a professora e coordenadora, Andréa Bueno.
O programa iniciado no dia 9 de maio é uma iniciativa da Atibaia Saneamento, pertencente ao Grupo Iguá, e NTICS Projetos, e conta também com a parceria da Secretaria da Educação e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da SAAE. O objetivo do PEC é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de atuar em prol do meio ambiente, buscando aplicações práticas sustentáveis.
De maio a outubro, os alunos passaram por oficinas sobre meio ambiente e sustentabilidade e a partir desse mês, começam as orientações para o desenvolvimento de projetos finais que tem deverão ter como base a solução para os problemas da cidade, anteriormente levantados e debatidos pelos estudantes em sala de aula.
Na escola Nelson José Pedroso, os alunos Willian e Bruno, de apenas 11 anos, estão envolvidos com um projeto com foco na economia da água e não poluição dos rios. “Podemos fazer parcerias com o SAAE e a Prefeitura orientando a comunidade”, comentam. Além disso, os estudantes criaram uma mascote chamado Peixinho Onofre, para ajudar no processo de conscientização. “Esse nome é uma homenagem ao Córrego Onofre, do bairro do Portão”, explica Bruno.
“Esse projeto trouxe grandes aprendizados, pois mostrou aos alunos que eles são protagonistas de suas ações dentro da comunidade. Isso despertou o olhar de pertencimento e conscientização de que as suas ações podem impactar positiva ou negativamente a preservação ambiental”, avalia Andréa Bueno.
Também em outubro, em comemoração do Mês das Crianças, o programa sorteou uma das escolas participantes para uma visita ao Parque Grota Funda em Atibaia. Os alunos do 5º A da escola Takao Ono foram recepcionados pelos monitores do parque, fizeram a trilha das águas, conheceram sobre história do município e a sua biodiversidade e ainda participaram de um curso de fotografia no Patrimônio Natural da Pedrinha, que oferece uma vista panorâmica do município.
“Durante a visitação, as crianças puderam fotografar diferentes paisagens e observar mais da natureza. Isso é extremamente importante, pois as pessoas tendem a cuidar do que elas amam e isso implica em conhecer para preservar. Por isso, ações como essa são fundamentais para a formação dos pequenos enquanto cidadãos. Para nós, como empresa de saneamento básico, a iniciativa auxilia na promoção de um futuro mais sustentável e promove a consciência ambiental para a preservação dos ecossistemas locais”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

Sobre a Atibaia Saneamento: A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios com 18 operações e alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento:Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria GreatPlacetoWork (GPTW). www.igua.com.br