Atibaia celebra 5 anos do Programa Criança Feliz atendendo 490 famílias

Atualmente, iniciativa conta com 16 visitadores e há 490 famílias em situação de vulnerabilidade social vinculadas e visitadas semanalmente.

Na próxima segunda-feira (29) a Prefeitura da Estância de Atibaia celebrará os 5 anos do Programa Criança Feliz em Atibaia em um evento de prestação de contas à população. O encontro promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Pasta responsável pelo programa no município, será aberto à população e acontecerá às 14h, na unidade do Sest Senat de Atibaia (Rua Jussara, nº 110, Jd. das Palmeiras), com uma apresentação das ações realizadas desde a implantação do Criança Feliz na cidade.

 

 

 

Atualmente, o Programa conta com 16 visitadores e há 490 famílias (rotativas) em situação de vulnerabilidade social vinculadas e que são visitadas semanalmente. Nessas visitas, elas recebem orientações sobre relacionamento familiar, desenvolvimento infantil integral e garantia de direitos, e os visitadores ainda identificam necessidades para encaminhamentos a diversas áreas das políticas públicas mantidas pela Prefeitura.

Implementado em Atibaia no ano de 2017, o Criança Feliz garante atendimento à primeira infância, além de gestantes, para famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa é realizado em parceria pela Prefeitura, responsável por sua coordenação e supervisão, por meio do Serviço de Proteção Básica, e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Espaço Crescer, que contrata os visitadores e viabiliza as visitas.

De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), as equipes do Programa visitam semanalmente as famílias atendidas e fazem a análise das principais demandas, com encaminhamento para diversas áreas, como Saúde, Educação, serviços disponibilizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros. O objetivo principal das visitas é fortalecer o vínculo afetivo e familiar das crianças de 0 a 3 anos, além daquelas com deficiência até os 6 anos, com suas mães (inclusive ainda gestantes) e pais, gerando estímulos para um desenvolvimento mais saudável.

Conforme a SADS, o Programa Criança Feliz é de suma importância no município por ter caráter intersetorial e foco na assistência social na primeira infância. A Pasta ainda ressalta que no evento que celebrará os 5 anos dessa iniciativa em Atibaia a Prefeitura prestará contas de todas as famílias visitadas pelo Programa, seus resultados e os benefícios proporcionados aos núcleos familiares atendidos, portanto a população está convidada a participar e conhecer mais detalhes desse trabalho realizado na cidade.