Fundadores do Hospital Novo Atibaia recebem moção na Câmara Municipal

Evento ocorreu no plenário da Câmara, na última sexta-feira (1).

Em 1º de julho, o vereador Marcos Pinto de Oliveira, Marcão do Itapetinga, entregou uma moção de aplausos aos fundadores do Hospital Novo Atibaia. O documento foi votado durante a sessão ordinária de 3 de março deste ano.

Foram homenageados os seguintes médicos: Antônio Hernandes Sobrinhos (em memória), João Antônio Delai (em memória), João Henrique Bignardi, Kenji Kawakami, Márcio Borges da Fonseca (em memória), Olavo Malheiros Júnior, Rubens Sérgio da Silva Franco, Shuhatiro Wada, Tetsuo Wada (em memória), Wilson Rodrigues Freitas, Yoshikazo Shimokawa, Yoshinori Nagaoka (em memória).

“É com muita alegria que parabenizo todos os fundadores desse hospital que, desde 1966, tornou-se referência na nossa região. Foram homens que sonharam, lutaram e trabalharam para a construção e a administração do Hospital Novo ao longo de todos esses anos”, afirmou Marcão.

O evento também contou com a presença do prefeito Emil Ono, além de familiares e amigos dos homenageados.

História do Hospital Novo Atibaia

A parceria entre Shuhatiro Wada e Wilson Rodrigues de Freitas começou em 1966, durante a residência médica no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Juntos tomaram a decisão de construírem um novo hospital em Atibaia (cidade de Wilson) por conta do município ter somente um hospital. Já o interesse do Sr. Wada foi especialmente em virtude da grande colônia japonesa existente em Atibaia.

Em 1967, Wilson, Wada e Yoshinori Nagaoka abriram a Clínica São Camilo, que permaneceu quatro anos atendendo na Rua José Manuel Neto, 45, Centro. Já em 1968 é constituída a Sociedade Civil por quotas e responsabilidades com a finalidade de iniciar a construção do hospital. Juntaram-se à sociedade Olavo Malheiros Jr. e Marcio Borges da Fonseca, colegas de faculdade e de residência.

No dia 26 de junho de 1971, contemplando as festividades da cidade, o Hospital e Maternidade Atibaia é inaugurado, contando com a presença de políticos, representantes da comunidade japonesa e munícipes. Cinco anos depois são convidados para integrar o corpo clínico os médicos Fernando de Mattos Barreto, Heraldo da Rocha Ferreira e António César R. Galvão.

Na década de 1980 é fundada a operadora AMHA Saúde com o intuito de atender os pacientes com excelência. Além do mais, nessa época também foi incorporado ao corpo clínico o Dr. Rubens Sérgio da Silva Franco, médico especialista no atendimento do Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Nos anos 1990, o Hospital Atibaia muda seu nome para Hospital Novo Atibaia por conta de seu pioneirismo e modernidade e, no início deste século, ganha o selo de qualidade da Sociedade Brasileira de Imunizações com o Centro de Vacinações da Clínica Infantil.

Por fim, houve a ampliação da ala de internação e do CTI graças à construção de um novo prédio no complexo do hospital. Visando melhorar a qualidade de atendimento na especialidade, em 2015 é inaugurado o ambulatório de ortopedia e traumatologia.

A venda do hospital ao grupo a Rede D’or ocorre em 2021, visando continuar seu pioneirismo, presente em Atibaia há 51 anos