Ministério da Saúde deve explicar à Alesp falta de remédios de alto custo

O Ministério da Saúde deverá esclarecer à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) quais os motivos que resultaram nos atrasos da compra e consequente distribuição dos medicamentos de alto custo para as farmácias populares do Estado. Esta medida é resultado do requerimento elaborado pelo deputado Edmir Chedid (União) à Comissão de Saúde do Poder Legislativo.

Em seu argumento, o parlamentar declarou que a indiferença do governo federal com o Estado de São Paulo tem resultado numa série de prejuízos para os pacientes que dependem dos medicamentos de alto custo. “Infelizmente, remédios caros e de uso contínuo, que tratam doenças crônicas graves, estão em falta nas farmácias de alto custo mantidas pelo governo de São Paulo”, comentou.

Edmir Chedid afirmou que a maioria dos medicamentos é de responsabilidade do Ministério da Saúde, diferente do veiculado por opositores do governador Rodrigo Garcia (PSDB). “Muitos remédios sob responsabilidade do governo federal simplesmente sumiram das nossas farmácias, conforme relato que temos apresentado aqui na Assembleia Legislativa desde o ano passado”, declarou.

“Os pacientes estão sofrendo com as dores em razão da falta dos medicamentos de alto custo do Ministério da Saúde. Por isso, muitos precisam recorrer a doações para não interromper os tratamentos. Esta é uma situação lamentável, que demonstra a falta de respeito e de compromisso do governo federal com os pacientes no Estado de São Paulo”, acrescentou o deputado Edmir Chedid.

De acordo com o requerimento, a Assembleia Legislativa deverá convidar o superintendente do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto, para prestar esclarecimentos sobre a falta de medicamentos de alto custo. O requerimento também recebeu o apoio dos deputados Adalberto Freitas (PSDB), José Américo (PT) e Patricia Bezerra (PSDB), coautores desta iniciativa no Poder Legislativo.