Atibaia participará da Conferência Intermunicipal de Educação junto a cidades da região

Etapa intermunicipal será aberta à população e antecederá a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE), agendada para novembro deste ano.

Em novembro deste ano acontece IV Conferência Nacional de Educação (CONAE). Antes, porém, os estados e municípios devem organizar as etapas municipais, estaduais e distritais para elegerem os representantes (delegados) que irão compor as discussões em âmbito nacional. Atibaia optou por realizar, em parceria com as demais cidades da região, a etapa municipal de forma intermunicipal, ou seja, junto a cidades próximas, e de maneira aberta à participação de munícipes, bastando acessar o link bit.ly/CONAE2022 no YouTube.

Para a realização da Conferência Intermunicipal foi criada uma comissão organizadora, que será responsável pela mobilização, divulgação e execução dos trabalhos. Participarão da Conferência Intermunicipal de Educação o Poder Público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área da educação e todos os profissionais e pessoas interessados em contribuir para a melhoria da Educação brasileira. A Conferência Intermunicipal de Educação terá como objeto de suas discussões o Documento Referência da IV CONAE.

A Conferência Intermunicipal acontecerá de forma totalmente remota por meio de plataforma on-line e programação dividida em duas etapas.

Na primeira etapa, que será realizada nesta terça-feira (15), às 18h15, acontecerá a abertura oficial da conferência e a palestra magna com o tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com a Educação do Futuro”, ministrada pelo Prof. Diego Moreira, doutorando e mestre em Educação pela PUC-SP, formado no magistério do CEFAM, graduado em História e Pedagogia e especialista em Ciências Sociais pela FESPSP. Também nesta terça-feira (15), às 19h15, haverá uma palestra com o Prof. Eduardo Cézar da Silva, que possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas, é vice-coordenador do Fórum Nacional de Educação e vice-presidente da UNCME para a Região Sudeste.

A segunda etapa acontece na quinta-feira (17), das 8h às 12h, em salas de discussão que terão como base os três eixos propostos na CONAE 2022: Eixo 1, O PNE 2024–2034: avaliação das diretrizes e metas; Eixo 2, Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e Eixo 3, Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Para essas atividades será necessário realizar inscrição conforme orientações que serão prestadas ao público na abertura do evento (terça-feira, dia 15).

Conforme ressalta a Secretaria de Educação de Atibaia, a etapa intermunicipal da CONAE 2022, que será promovida em consonância com o Fórum Nacional de Educação (FNE) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime/SP), é uma importante ação para a Educação Nacional e, dessa forma, estará aberta à participação da população de todas as cidades envolvidas no evento. Mais informações sobre a Conferência Intermunicipal de Educação pelo telefone (11) 4597-3627.

CONAE 2022
A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Por meio da CONAE, o Fórum Nacional da Educação (FNE) e o Ministério da Educação (MEC) buscam garantir um espaço democrático de discussão e de preservação da qualidade social da Educação Pública. A IV CONAE será realizada em Brasília, nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, e terá como tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.