Banda do Hilário, a primeira da cidade

Marcio Zago*

É consenso entre os pesquisadores locais que a primeira corporação musical de Atibaia foi a banda de Hilário Beraldo de Vasconcelos. João Batista Contiem seu livro “História de Atibaia”cita uma estatística realizada pelo governo provincial constatandoque até aproximadamente metade do século XIX havia somente dois músicos atuantes em Atibaia. Portanto até esta data não havia nenhuma banda musical na cidade.
No livro “Atibaia – O Paraíso Possível na Terra”, o autor Nelson Silveira Martins cita as festividades de um Sábado de Aleluia de 1865, onde surgemalgumas informações sobre a banda do Hilário: “(…) Seis horas da tarde. O largo da Matriz coalhado de gente da cidade, da redondezae dos sítios distantes, de Perdões e Campo Largo (hoje Jarinu), dava a impressão de um formigueiro imenso, em pleno burburinho de vida. Sábado de Aleluia. Todo o mundo afluía à igreja, onde ia pregar o Vigário João Ezequiel. Terminada a reza, o Largo da Matriz foi pequeno para conter todo aquele povaréu. Leilão de prendas em benefício da igreja. (…) Música do maestro Hilário Beraldo de Vasconcelos. Fogos (…).” Outra citação a essa banda consta num artigo do “Correio Paulistano” de 23 de março, também de 1865,e diz respeito às comemorações que ocorreram na cidade em razão da aliança do Brasil com o Uruguai, durante a guerra do Paraguai. Vale a pena destacar um trecho:“(…) Ao som dessa música sublime, que nos recorda a época memorável da nossa emancipação, desfilou o povo pela mesma rua (Rua Direita, hoje Rua José Lucas), acompanhando o Juiz Municipal, que empunhava a bandeira nacional, galhardamente desfraldada à mercê da fresca aragem, que brandamente soprava, e entretinha em contínuas ondulações a seda auriverde. Em frente à Câmara Municipal, onde o Dr. Juiz colocou a bandeira, na sacada de frente, proferiu sua excia. um belo discurso, terminando com as vivas de estilo, tendo a banda do maestro Hilário Beraldo de Vasconcelos executado brilhantemente o hino nacional (…)”. Outra informaçãoa respeito da banda do Hilário é de 12 de novembro de 1886, ocasião em que D. Pedro II foi recebido na estação ferroviária de Caetetuba, a caminho de Bragança. No ensejo o Imperador e sua esposa foram homenageados pelas autoridades locais e pela população em geral, acompanhadaspela sonoridade da banda do Hilário. O músico Hilário Beraldo de Vasconcelos trabalhou como procurador da Câmara e advogado provisionado*, além de professor de música em Atibaia, onde foi diretor da Sociedade Musical por volta de 1870. Mais tarde ficou conhecida como Sociedade Musical Atibaiana. Assunto para outro artigo.
*Advogado provisionado – Que não possuía formação acadêmica, mas tinha autorização do Poder Judiciário para exercer a profissão.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.