Atibaia celebra mês da Consciência Negra com uma série eventos em novembro

Programação denominada “Novembro Dandara” contará com teatro, música, dança, capoeira, roda de conversa, filme, entre outras atrações, em todos os dias de novembro.

Atibaia vai homenagear o Dia da Consciência Negra em todos os dias de novembro. A Secretaria de Cultura, em parceria com o Coletivo Negra Visão, preparou uma programação repleta de atividades, incluindo teatro, música, dança, capoeira, roda de conversa e filme, do dia 1º até 30 de novembro – cada dia com uma atração diferente – para destacar a força e a resistência da população negra.

No dia 20, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, haverá um Cortejo Negro no Centro Histórico, às 16h, aberto a toda população – durante o percurso acontecerão pequenas apresentações de diversos representantes da Cultura Negra de Atibaia. Confira programação completa com atividades do mês todo no link http://www.prefeituradeatibaia.com.br/wp-content/uploads/2021/10/NOVEMBRO-DANDARA-1-1.pdf.

A programação do mês foi denominada “Novembro Dandara” em homenagem a Dandara, que foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Após ser presa, cometeu suicídio se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escravizada. Foi esposa de Zumbi dos Palmares e com ele teve três filhos.

O Dia da Consciência Negra foi definido como 20 de novembro justamente por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares e um grande representante da resistência negra em sua época, lutando até a morte contra a escravidão.

A Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. A lei deixa aberta a possibilidade de estabelecimento de feriado em tal data, ficando a critério dos municípios e dos estados. Atualmente, a data é feriado em cerca de mil cidades em todo o país.