Arrecadação de IPVA chega a 33,5 milhões com aumento de venda de carros em Atibaia

Entre janeiro e agosto de 2020, Atibaia recebeu R$ 29,46 mi em repasse. Entre janeiro e agosto deste ano, foram R$ 33,55 mi, aumento de R$ 4,09 mi.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem quase um veículo por habitante. A população do município em 2021 chegou a 145.378 habitantes. E a frota em agosto deste ano era de 123.471 veículos. Somente carros são 71.890 pelos números mais atuais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Os dados sobre a frota de veículos estão disponíveis até agosto de 2021. Na comparação com agosto de 2020, houve aumento de 4.795 veículos no período de um ano, sendo destaques os carros, com aumento de 2.055 unidades em um ano e as motos, com 806.
Em agosto de 2020 Atibaia tinha 118.676 veículos, passando para 123.471 até o mesmo mês este ano. Carros lideram na quantidade de veículos: eram 69.835 em agosto de 2020 e passaram para 71.890. As motos estão em segundo lugar, passando de 23.228 para 24.034.
Na comparação com janeiro deste ano também houve crescimento considerável. Foram 2.674 veículos a mais no período, sendo 929 novos carros e 423 motos.
Os dados do Denatran dividem os veículos nas categorias carros, motos, motonetas, caminhonetes, camionetas, utilitários, caminhões, ônibus, micro-ônibus, caminhão trator, bonde, chassi plataforma, ciclomotor, quadriciclo, reboque, semi-reboque, side-car, outros, trator esteira, trator rodas e triciclos.
O reflexo desse aumento da frota pode ser visto na arrecadação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor). Entre janeiro e agosto de 2020, Atibaia recebeu do Governo do Estado R$ 29,46 milhões em repasse de IPVA. Entre janeiro e agosto deste ano, foram R$ 33,55 milhões, um aumento de R$ 4,09 milhões. No ano inteiro de 2020 valor chegou a R$ 35,52 milhões, o que deve ser ultrapassado este ano caso seja mantido o aumento de repasse mês a mês.
Somente no mês de agosto, o valor arrecadado passou de R$ 1,44 milhão no ano passado para R$ 1,52 milhão este ano.
Enquanto o crescimento da arrecadação do IPVA é positivo para o município, já que a Prefeitura recebe uma receita maior, tendo mais dinheiro em caixa para ações de melhorias e obras, ela gera um problema para a mobilidade urbana. As ruas continuam as mesmas na maior parte da cidade, mas há cada vez mais veículos circulando diariamente.
O Centro ainda tem um grande problema, pois as ruas são antigas e estreitas, não havendo possibilidade de obras de alargamento. Em regiões é possível planejar mudanças que minimizem os impactos.
No momento, duas grandes obras em andamento vão colaborar com melhoria no fluxo: a duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo e a revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez, que também recebe duplicação em alguns trechos.
A Jerônimo é importante principalmente para o tráfego de veículos pesados e atravessa a cidade desde o Jardim dos Pinheiros até o Caetetuba, lembrando que há a ligação da avenida com as Rodovias Dom Pedro I e Fernão Dias. A Lucas é importante para atender ao crescimento que aconteceu nos bairros do entorno, com aumento do número de moradores e de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
Áreas que ainda precisam de solução são da região do Alvinópolis e ainda do Caetetuba, Cerejeiras e Imperial, que apresentam também crescimento populacional e já enfrentam lentidão no trânsito em horários de pico.
Existe projeto para obra de transposição da Rodovia Fernão Dias, que será responsável por interligar a região do Jardim Imperial ao alto do Alvinópolis. A intervenção é um pleito antigo do município e a obra está prevista no contrato de concessão da rodovia para a Concessionária Autopista Fernão Dias junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A ação visa desafogar o principal eixo de ligação entre os bairros mais populosos da cidade, a região do Alvinópolis/Paulista, com o Imperial/Cerejeiras.