Visitas domiciliares no combate à dengue são retomadas em Atibaia

Agentes da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde retomaram em outubro as visitas a residências.

Em tempos de pandemia de Covid-19, pouco se fala em outras doenças, entretanto, é preciso tomar cuidado com outras ameaças que nos cercam, como a dengue, cujo mosquito transmissor, o Aedes aegypti, prolifera justamente nesta época de chuvas. Vigilante no combate à doença, a Prefeitura de Atibaia retomou neste mês de outubro as visitas domiciliares e os agentes da Divisão de Vigilância Ambiental voltaram a inspecionar as residências. Apesar desse trabalho de prevenção não ter sido interrompido em nenhum momento, até então, os agentes não estavam entrando na casa das pessoas, apenas passando as orientações no portão do domicílio.

Dengue

As visitas a residências são organizadas por bairros e, normalmente, acontecem no período da manhã. À tarde, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde e agentes comunitários visitam pontos estratégicos, imóveis e terrenos, além de atender a reclamações de locais sem manutenção. São promovidas ainda a coleta de larvas em criadouros para identificação do vetor e a nebulização em locais avaliados com a necessidade desse tipo de ação, realizada em conjunto com a Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, do governo do estado.

No trabalho de prevenção realizado junto aos munícipes, os agentes inspecionam residências e quintais procurando eliminar possíveis focos de dengue, lugares com água acumulada que podem virar criadouros do mosquitos Aedes aegypti. A visita inclui orientações sobre como se proteger e evitar a doença, destacando que este é um combate que depende da colaboração de todos.