Prefeitura de Atibaia promove eventos em comemoração à Semana do Idoso

88.0.1 x64Palestras e reunião do Conselho acontecem entre o Dia Nacional do Idoso, comemorado na segunda (27), e o Dia Internacional, celebrado na sexta (1º).

Estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, o Dia Nacional do Idoso é comemorado dia 27 de setembro. Já o Dia Internacional é celebrado no dia 1º de outubro e foi instituído pela ONU em 1991. Buscando incentivar o bem-estar físico e mental da população idosa de Atibaia, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento do Idoso, promoverá uma semana dedicada à reflexão e sensibilização sobre as questões do envelhecimento, com atividades voltadas a esse público.

Segunda-feira (27), às 14h, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, acontece a cerimônia de abertura da Semana do Idoso e, na sequência, a palestra “As múltiplas dimensões do viver” pretende oferecer elementos que contribuam para elevar o estado de ânimo dos participantes. Diante dos desafios colocados pela pandemia e as restrições impostas por ela, o objetivo é propor reflexões e ações para enfrentá-las.

A cerimônia de abertura e a atividade seguirão os protocolos de proteção contra a Covid-19 recomendados pelas autoridades sanitárias e a palestra será ministrada por Valter Bastos, professor com mestrado em educação e empreendedorismo que trabalha com a conscientização do impacto da ação individual no coletivo e seus desdobramentos no clima e cultura do ambiente.

Após um longo período de reuniões on-line, o Conselho Municipal do Idoso volta a se reunir presencialmente no dia 28, terça-feira. Responsáveis por auxiliar o Poder Executivo no processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas a pessoa idosa em Atibaia, os conselheiros titulares e suplentes, representam a sociedade civil e o poder público, supervisionando, acompanhando, fiscalizando e avaliando a aplicação da Política Nacional do Idoso no município, além de deliberar sobre o tema. A reunião será restrita aos membros do Conselho e acontece no CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade.

Fechando a programação da semana, a assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS/ Ministério da Cidadania, Mirian Queiroz, fará uma reflexão sobre envelhecimento no SUAS, o Sistema Único de Assistência Social. A palestra on-line será transmitida no dia 30 de setembro, às 9h, pelo canal da Prefeitura no YouTube: https://www.youtube.com/c/PrefeituradaEst%C3%A2nciadeAtibaia .

No Brasil, segundo o último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 32,9 milhões de pessoas idosas. Os dados apontam que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo nos últimos anos: o número de pessoas com mais de 60 anos já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade e a previsão é de que a partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país.