Prefeito de Atibaia, Emil Ono diz que foco da administração será a retomada da economia local

Emil destacou que o primeiro semestre do governo foi focado no combate à pandemia e que agora começa a retomada da economia e também de eventos.

O Atibaiense – Da redação

O prefeito Emil Ono concedeu nessa quarta-feira (22) entrevista ao jornal O Atibaiense e falou sobre as ações do governo, combate à pandemia, obras e ainda sobre o grande problema que assola o município: a crise hídrica. No dia da entrevista ainda não havia sido instituído o Plano de Contingenciamento que estipulou o rodízio de abastecimento de água em alguns bairros. Mas Emil alertou para a necessidade de uso racional para evitar que medidas mais drásticas precisem ser tomadas.
Emil destacou que o risco de faltar água não é um fato isolado. “A crise hídrica tem afetado o país inteiro. E parte da população não está colaborando com uso consciente da água. Hoje mesmo, a caminho do Jardim Paulista para visitar as obras de desassoreamento do lago, vi duas pessoas lavando calçadas. Nesse momento é uma irresponsabilidade. A pessoa não está pensando no próximo”.
O prefeito disse que o racionamento não está descartado e vai depender de como ficará a situação nas próximas semanas. O Córrego do Onofre está com o nível muito baixo e é o reservatório responsável por abastecer parte da cidade. “A SAAE está trabalhando para implantar algumas ações. Nesse primeiro momento, vamos orientar a população, mas não descartamos a possibilidade de multa para casos de desperdício. O momento é crítico e todos devem ter consciência que podemos ter que implantar racionamento”.

VACINAÇÃO
A vacinação em Atibaia, segundo Emil, tem avançado e já atingiu a maior parte da população. Os problemas pontuais encontrados se devem ao atraso no envio das doses pelo Governo Federal, responsável pela distribuição das vacinas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização).
Emil ainda ressaltou que o número de internações caiu consideravelmente e que Atibaia não tem pacientes em outros municípios.
“Com o avanço da vacinação e a diminuição dos casos graves e mortes, estamos retomando gradativamente as cirurgias eletivas, que foram suspensas na pandemia”, disse.
Emil ainda disse que aumento muito o gasto com Saúde, devido à necessidade de ações para conter a pandemia. E que aumentou ainda o número de pessoas atendidas no serviço público, já que muitos perderam o emprego e consequentemente o plano de saúde.
“Na pandemia, muitos perderam emprego e deixaram de pagar convênios médicos. Então, migraram para o serviço público de saúde, que está inchado. Estamos sofrendo também com a lei federal que proíbe contratações até o fim de dezembro deste ano. Podemos somente contratar funcionários para repor aposentadorias ou funcionários que pediram demissão. Isso traz dificuldades para ampliarmos a equipe da saúde, especialmente para colocarmos mais médicos nos postos de Saúde”, comentou o prefeito, acrescentando que a judicialização da construção do Hospital Municipal também prejudica a Saúde. A obra, por exemplo, já deveria estar em fase de acabamento.

OBRAS
Emil está finalizando as duas grandes obras viárias do município: a duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo e a revitalização da Alameda Lucas Nogueira Garcez. A Jerônimo está com o último trecho sendo recapeado e vai receber a iluminação e sinalização viária. Até o final do ano a obra estará completamente finalizada.
Já a Lucas deve demorar um pouco mais para ser terminada, já que é usada verba do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) e a liberação para cada trecho da obra ocorre de forma gradual.
A rotatória em frente ao Centro de Convenções já foi finalizada essa semana e recebeu inclusive a sinalização viária.
Outra obra em andamento é a reforma das escolas municipais. “Teremos em breve mais algumas novidades com relação a obras que vão beneficiar várias regiões da cidade”, completa Emil.
Uma inauguração importante, acontecida ontem (24) foi do hangar da Polícia Rodoviária Federal. Apesar de não ter relação com a Prefeitura, é um ganho para a segurança não apenas do município como da região, já que vai atender todo o Estado. “As bases mais próximas eram do Rio de Janeiro e Curitiba e essa base de Atibaia vai auxiliar o Estado de São Paulo inteiro. É muito importante para a segurança”.
Emil ainda comentou sobre as obras de desassoreamento dos lagos do município, para minimizar riscos de enchentes. O Lago do Major já está com o serviço sendo finalizado. No lago do Jardim Paulista a previsão de que termine em cerca de um mês. Haverá ainda desassoreamento nos lagos do jardim do Lago e Itapetinga.

RETOMADA DA ECONOMIA
Emil destacou que o primeiro semestre do governo foi focado no combate à pandemia e que agora começa a retomada da economia e também de eventos. O Executivo estuda inclusive um decreto para que somente pessoas vacinadas entrem em eventos fechados.
“O governo tem ido bem. Tenho andado pela cidade e conversado com a população, sendo bem recebido. Com a pandemia tivemos que dar prioridade para ações da Saúde e para a vacinação. Agora, já poderemos retomar as obras de forma mais intensa e retomar esse caminho de crescimento econômico. O foco no primeiro semestre foi cuidar das pessoas e ter um olhar para nosso comércio. Agora já temos mais calma para a retomada da economia, qualificação e capacitação das pessoas”, destacou.
O prefeito contou que conheceu um projeto privado em Bragança Paulista e que há possibilidade de atendimento de 80 jovens de Atibaia gratuitamente. O projeto oferece cursos de capacitação voltados aos jovens cadastrados no CadÚnico. A parceria com o Sebrae também deve crescer, com mais investimentos na cidade.
E para fechar o ano, o Natal terá programação especial com decoração e atrativos para a população e os turistas. “Foi um ano atípico devido à pandemia, mas agora que estamos retomando e Atibaia está crescendo”, finalizou.