Presidente da Câmara visita cidade modelo em arrecadação e geração de emprego e renda

 

O presidente da Câmara Municipal de Atibaia, vereador Lucas Cardoso esteve no município mineiro de Extrema, com o objetivo de conhecer pessoalmente o modelo de gestão feito na cidade que tanto tem atraído empresas e gerado emprego e renda, em particular pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, tornando-a um polo de desenvolvimento sustentável.
Lucas foi recebido pelo secretário municipal da pasta de Desenvolvimento, Adriano Carvalho, para entender quais projetos fizeram da cidade localizada no extremo sul de Minas Gerais a ‘menina dos olhos’ de empresários, trabalhadores e até mesmo do próprio Estado, uma vez que Extrema tem atualmente um PIB (Produto Interno Bruto) de 10 bilhões de reais, ultrapassando até mesmo a cidade de Pouso Alegre, que se manteve em primeiro lugar até 2018.
Adriano ressaltou que Extrema tem uma população pequena, com cerca de 35 mil habitantes e que vem crescendo, mas de maneira ordenada e sustentável. “Tudo isso começou há muitos anos, não somente nessa gestão e, um dos principais projetos para esse movimento é o ‘Conservador das Águas’, um projeto que já era existente na cidade de Nova Iorque e com adaptações para a nossa realidade, implantamos aqui em 2005, resultando num diferencial para atrair empresas, gerar oportunidade para as famílias de produtores rurais e conservar nossas riquezas naturais como as nascentes de água”.
Durante a visita, Lucas Cardoso presenciou um atendimento via videoconferência feito pelo secretário a um empresário da cidade de Guarulhos-SP, que tem buscado Extrema para viabilizar a instalação da empresa ligado ao segmento de energia elétrica. Logo após o término da reunião entre o empresário e secretário municipal, Lucas lembrou que, diariamente, muitas pessoas da Região Bragantina, incluindo a cidade de Atibaia, viajam até Extrema para trabalhar em uma das centenas de empresas. O vereador disse planejar visitar órgãos no estado de São Paulo para buscar alternativas de incentivos que ajudem Atibaia.
O secretário Adriano Carvalho destacou a importância de abrir as portas e oferecer toda assistência necessária às empresas que o procuram.
“O nosso papel aqui é de facilitar a vida dos empresários que querem se instalar no município, orientando-os sobre todos os aspectos. Faço uma média de 30 atendimentos semanais e não quer dizer que todos venham para Extrema, mas esse papel de facilitador faz com que o empresário nos procure e sinta confiança em estar aqui. Isso sem falar na questão fiscal, com uma facilitação por parte da fazenda estadual, incentivando a iniciativa privada no estado de Minas”, disse Adriano Carvalho.

CONSERVADOR DAS ÁGUAS
Premiado pela ONU Habitat e muitos outras organizações mundiais, o projeto foi concebido em 2005 através da Lei municipal nº 2.100 com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais. Ele prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento é que o mecanismo de comando e controle não pode ser o único instrumento de gestão ambiental das propriedades rurais. Sozinho, ele não garante o aumento da cobertura florestal ou a preservação dos mananciais.
O objetivo do projeto é aumentar a cobertura florestal nas sub-bacias hidrográficas e implantar microcorredores ecológicos, além de outras finalidades como:
Reduzir os níveis de poluição difusa rural decorrentes dos processos de sedimentação e eutrofização, e de falta de saneamento ambiental; Difundir o conceito de manejo integrado de vegetação, solo e água, na bacia hidrográfica do Rio Jaguari;
Garantir sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos manejos e práticas implantadas, por meio de incentivo financeiro aos proprietários rurais.