Acúmulo de folhas e sujeiras podem obstruir a rede de esgoto

Destinação adequada dos restos de plantas e árvores é fundamental para manter o bom funcionamento do sistema sanitário.

Estamos em uma estação do ano que tem como característica a queda gradativa na temperatura, o amarelar e início da caída das folhas das árvores, período que traz um alerta muito importante para todos: a necessidade de destinar corretamente esse resíduo que, se descartado de forma inadequada, pode gerar o entupimento das redes de esgoto e, consequentemente, problemas maiores que podem afetar toda a cidade.
Aproveitando que muitos moradores estão em suas residências, devido a pandemia da Covid-19, essa é uma a oportunidade de verificar se aquela árvore que está plantada em frente a sua residência ou condomínio está gerando o acúmulo de folhas e como estão sendo descartas.
A Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, explica que a rede de esgoto é um sistema de canalização que recebe e transporta os resíduos líquidos de residências, comércio, indústrias até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Sua estrutura física é projetada para receber apenas efluentes de esgoto, ou seja, água do banho, da pia de cozinha, do vaso sanitário e da lavagem de roupas. Qualquer material sólido descartado nessa rede pode comprometer a eficiência e qualidade do seu funcionamento.
“Assim, quando os moradores varrem as calçadas, ruas e áreas internas e jogam as folhas que caem em maior quantidade, principalmente, neste período do ano, é importante destinar adequadamente esse resíduo e jamais depositá-los na rede de esgoto”, explica Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento.
Além das folhas de plantas e árvores, papel higiênico, absorvente íntimo, fio dental, cotonetes e, inclusive chumaços de cabelo descartados no vaso sanitário, pia e ralo do banheiro, dificultam a passagem do esgoto e, com o tempo, podem provocar o entupimento na tubulação interna da própria residência. A mesma coisa acontece quando pó de café, restos de comida, pedaços de sabão, embalagens de papel ou plásticas são descartadas pelo ralo da pia da cozinha. Apesar do óleo de cozinha ser uma substância fluída, é importante lembrar que, quando despejado na rede de esgoto, a gordura se acumula nas bordas das tubulações e acelera ainda mais o processo de entupimento.