Anna Luiza Calixto lança livro infantil sobre bullying

Por que Maria não vai com as outras vai contar a história da ovelha Maria e tem ilustrações de Stephanie Marino.

Narrando em primeira pessoa a história de uma ovelha que nasceu azul, o novo livro de Anna Luiza Calixto, escritora atibaiense, palestrante e fundadora do Projeto Social Bem me quer,leva o título Por que Maria não vai com as outras? e discute o bullying de maneira simplificada e acessível para crianças em idade escolar. A publicação tem o apoio da Rede Peteca, movimento educacional cearense, e lançou sua primeira edição em um seminário virtual que aconteceu nesta quinta-feira (13 de julho) pelo YouTube, com grande audiência de crianças e adolescentes, além de técnicos do sistema de garantia de direitos e da rede de proteção brasileira.
“Por que Maria Não vai com as outras? Isto eu ainda não posso contar, mas adianto que Maria não vai com as outras, mas ainda assim é feliz com sua própria companhia. Maria não é como as outras, mas reconhece a importância de ser exatamente quem ela é. Maria não é cheia de amigas, mas valoriza o encanto dos pequenos detalhes do cotidiano. Talvez Maria seja uma de nós, ou, quem sabe, seja um pouco de todas nós. Todas somos um pouco Marias.” – escreve a autora na contracapa do livro, que promove reflexões sobre solidariedade, empatia, respeito às diferenças, amor ao próximo e cultura de paz, desconstruindo a ideia de que deve haver rivalidade entre mulheres.
A personalidade de Maria é o que mais chama atenção na narrativa, com espontaneidade e autenticidade, além de ideias criativas pra lá de mirabolantes. Ao invés de suas colegas de curral a incentivarem, praticam bullying contra ela, com risadinhas, cochichos, ofensas e piadas de mau gosto. Anna Luiza joga com as palavras e com os estereótipos comerciais, invertendo a lógica da competitividade feminina e incentivando a solidariedade entre pares.
O livro está disponível em PDF gratuitamente pelas redes sociais da autora (@annaluizapalestrante) e em breve será impresso para ser utilizado pelo Projeto Bem me quer, ferramenta de cidadania itinerante que entra nas salas de aula de quatorze estados brasileiros para abordar temáticas dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
A data do lançamento foi escolhida em nome do aniversário de trinta e três anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e trouxe a discussão sobre o bullying e a propagação do ódio para as crianças selecionadas pela Rede Peteca para ler o livro em primeira mão.
“Quanto antes aprendemos a plantar a semente da paz, mais cedo podemos provar os frutos do amor. Esta história é um convite para esta colheita.” – disse Anna, encerrando sua participação no lançamento.