“Tentativa” e seu contexto

Compartilhe!

“Tentativa”, o melhor jornal literário de sua época, foi totalmente produzido em Atibaia. Descendente direto do Suplemento Literário, “Tentativa” já nasceu grande. Segundo seus realizadores, o nome escolhido veio do fato delereunir em suas páginas as mais diversas tendências, opiniões, artistas e intelectuais da época. Nomes consagrados da literatura e da intelectualidade nacional figuraram ao lado dos emergentes, em posições muitas vezes antagônicas, que fizeram desse jornal um legítimo representante da geração pós-modernista de 45.
Para conseguir essa façanha (quaseimpossível de acontecer nos tempos atuais), umas séries de fatores contribuíram para sua realização. Primeiro o contexto politico e social da época:Período pós-guerra, de reconstrução e esperança. Em Atibaia a sociedade se organizava e reafirmava sua identidade turística. Em 1943 foi inaugurado o Hotel de Campo Estância Lynce. Em 1944 surgiu a SADA- Sociedade Amigos de Atibaia. Em 1947 Atibaia foioficialmente intitulada Estância Hidro-Mineral. Em 1948 foi inaugurado o Ginásio Atibaiense. Fatos que contaram comintensa participação do empreendedor César Mêmolo.
Nesse meio surge o “Tentativa”, iniciativa de André Carneiro, sua irmã Dulce e do amigo César Mêmolo Junior, que além das qualidades artísticas, era quem dava o suporte financeiro a iniciativa. Seu paihavia recentemente arrendado o jornal O Atibaiense, onde “Tentativa” foi impresso e encartado como suplemento. Outro fator favorável foi à facilidade que os três produtores tinham de conhecer artistas de nome do cenário nacional. Muitos se hospedavam no Hotel Estância Lynce, a convite de seu proprietário e anfitrião, o empresário CesárMêmolo.
Alguns desses hóspedes integraram as páginas do “Tentativa” e se tornaram frequentadores assíduos da cidade. Foram eles que ajudaram a formar nossa identidadecultural e divulgar nossas ações. Por aqui deixaram textos e poemas exaltando os encantos e as belezas naturais do município: “Atibaia”, de Menotti del Picchia;”Flor Serrana”, de Guilherme de Almeida e “Soneto a Atibaia”, também de Guilherme de Almeida são alguns exemplos.
Ao completar setenta anos de “Tentativa”, o mesmo jornal que um dia possibilitou seu surgimento, o centenário O Atibaiense, irá lançar um encarte comemorativa a data. Ele será publicado no próximo dia 04 de maio, edição de sábado, data que também será aberto a 6ª Semana André Carneiro, evento anual que homenageia nosso artista mais importante. No encarte artigos de escritores, conhecedores da obra, estudiosos, jornalistas, familiares e autoridades falando sobre nosso maior bem cultural. Reserve o seu exemplar.

Deixe uma resposta