Programa oferece oportunidades para adolescentes acolhidos em instituições
Luiz Gonzaga Neto
O fortalecimento da rede nacional de parceiros para oferecer oportunidades de educação, qualificação profissional, aprendizagem e inserção no mercado de trabalho a adolescentes e jovens acolhidos em instituições foi destacado na abertura de evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional, em Brasília.
Atualmente, o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) registra 36.857 crianças e adolescentes vivendo em instituições de acolhimento. Desses, 10.770 têm 14 anos ou mais, ou seja, três em cada dez acolhidos estão na faixa de idade prioritária do Programa Novos Caminhos.
Segundo a Corregedoria Nacional, esse programa consolida nova forma de atuação do Poder Judiciário, baseada na cooperação entre instituições públicas, iniciativa privada e sociedade civil para transformar proteção em oportunidades concretas. A intenção é que a Justiça revele uma face mais humana quando transforma proteção em oportunidades, oportunidades em autonomia e autonomia em cidadania.
Neste primeiro ano de nacionalização do programa, a principal conquista foi a construção de ampla rede de cooperação, com a mobilização de tribunais, instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e milhares de pessoas em torno da mesma causa. Entre os parceiros do programa, estão Axia Energia, Vale, Correios, Petrobras, Sest/Senat e Banco do Brasil. O próximo passo será a consolidação do PNC Digital, plataforma concebida para aproximar, “de maneira mais ágil e eficiente, os jovens das oportunidades construídas por essa rede de cooperação”.

