DestaquePolícia

Atibaia registrou 369 prisões no primeiro semestre do ano

Cidade tem apresentado resultados positivos na produtividade policial e também registra queda nos crimes.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia somou 369 prisões no primeiro semestre de 2026, sendo que 50 delas ocorreram em junho. O total de flagrantes lavrados chegou a 215, com 31 casos em junho. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo.
O município tem registrado dados positivos relacionados à produtividade policial. De janeiro a junho de 2026, houve 23 ocorrências de porte de entorpecentes, sendo 3 delas em junho. Com relação ao combate ao tráfico de drogas, as operações e ações policiais resultaram em 57 ocorrências no semestre. Em junho, foram 7.
Chama a atenção também o total de apreensão de entorpecentes, que chegou a 8 no semestre.
E as ações policiais permitiram que menos armas estejam nas ruas. Houve 9 ocorrências de porte ilegal de arma de fogo e 32 armas de fogo foram apreendidas no semestre.
A polícia realizou 215 flagrantes e apreendeu 9 menores de idade infratores em flagrante. Por mandado judicial, 3 menores de idade foram apreendidos.
No caso de prisões de maiores de 18 anos, houve 237 em flagrante e 162 por mandado judicial. Somente em junho, foram 36 presos em flagrante e outros 19 por mandado. As prisões somaram, ao todo, 369.
A polícia foi eficiente ainda na recuperação de veículos, somando 85 no semestre. Um total de 991 inquéritos policiais foram instaurados.

CRIMES
Os dados criminais mostram que houve queda significativa no total de homicídios. Enquanto foram 4 no primeiro semestre de 2025, no mesmo período de 2026 foram 2. As tentativas de homicídio foram 2 no semestre. Atibaia registrou 47 estupros, sendo 40 de vulnerável.
Os roubos somaram 52 casos, uma queda de mais de 25% com relação ao primeiro semestre de 2025. Entre maio e junho a queda também foi significativa, de 60%. Os roubos de veículos foram 17 no semestre, sendo 4 em junho.
Chama a atenção uma diminuição dos roubos de carga, que somaram 11 casos no primeiro semestre de 2025 e caíram para 7 este ano. Em junho nenhum caso de roubo de carga foi registrado em Atibaia.
Os furtos caíram 8% na comparação dos semestres, com 585 casos de janeiro a junho do ano passado e 538 este ano. Os furtos de veículos chegaram a 34 casos no semestre e houve 6 casos em junho.
Os dados do semestre confirmam a tendência de queda já registrada em anos anteriores. Na comparação entre 2024 e 2025, houve redução nos principais índices de criminalidade. Os roubos (exceto veículos e cargas) diminuíram de 151 para 130 ocorrências, uma redução de aproximadamente 14%. Os furtos também caíram, passando de 1.193 registros em 2024 para 1.121 em 2025. Já o roubo de veículos teve leve redução, de 42 para 41 casos, mantendo-se em patamar mais baixo.
Nos crimes violentos, os dados também indicam avanço. As tentativas de homicídio caíram de 10 casos em 2024 para 6 em 2025 – redução de 40%. O latrocínio permaneceu zerado nos dois anos, reforçando o controle sobre esse tipo de crime de maior gravidade. Embora os homicídios apresentem oscilações pontuais ao longo da série histórica, os números de 2026 já indicam nova queda, com apenas dois casos registrados no semestre.