Atibaia receberá 20 grupos de Taiko neste final de semana

Evento idealizado por Yukihisa Oda e Akimassa Aoyama chega à 18ª edição reunindo 20 grupos, cerca de 400 participantes em workshop e apresentações abertas ao público no CIEM II

 

 

A Academia de Taiko de Atibaia, criada em 2020 e representada por seu presidente Akimasa Aoyama, organizou e coordenou a realização do XVIII Festival Kawasuji 2026, que acontecerá neste final de semana no CIEM II Prof. Dr. Orlando Gigliotti, instalado no Jardim Imperial. As apresentações gratuitas ao público contarão com cerca de 20 grupos de tambores japoneses, acontecendo no domingo, 18 de janeiro, a partir das 9h.

Atibaia será representada no festival pelo grupo Kawasuji Seiryu Daiko, da Academia de Taiko de Atibaia. A cidade concentra milhares de nipo-brasileiros, estimando-se a existência aqui de 1.500 famílias originárias do Japão. O Taiko e o Bon Odori em Atibaia são expressões culturais praticadas por japoneses e seus descendentes.

 

 

A programação do evento, com o apoio da Prefeitura, inclui workshop para aprimoramento da técnica do Taiko, integração, aprendizado e apresentações musicais. São esperados grupos de São Paulo (São Paulo/capital, Jundiaí, Indaiatuba, Bragança Paulista e São José dos Campos), Paraná (Londrina e Maringá), Santa Catarina (Florianópolis), Bahia (Salvador), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Amazonas (Manaus), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), além de Argentina e Paraguai.

A cada ano, o Festival Kawasuji é realizado em localidade diferente, sendo que para 2026 foi indicada Atibaia. Parte dos visitantes ficará no próprio CIEM II. O público será convidado a entregar um quilo de alimento não perecível para ser doado ao Fundo Social de Solidariedade de Atibaia.