Novo loteamento na avenida Santana enfraquece ou fortalece o Monumento do Morro do Saci?
Luiz Gonzaga Neto
No próximo dia 28 de outubro de 2025, está prevista a realização de audiência pública para discutir a implantação de novo loteamento na propriedade conhecida como Fazenda Santana. O empreendimento abrange parte da área proposta para se tornar o Monumento Natural do Morro do Saci — futura zona de preservação ambiental, voltada ao uso público e à proteção da paisagem cênica de Atibaia.
“A expansão urbana, evidenciada por este e outros loteamentos em implantação na cidade, reflete o crescimento acelerado de Atibaia. No entanto, o crescimento em si não é o problema. Afinal, quanto mais buscamos qualidade de vida para a população, mais a cidade cresce. Quem não deseja viver em um lugar agradável?”, pergunta Paul Colas, integrante do CONSEMA, Conselho Municipal do Meio Ambiente em Atibaia, com experiência acadêmica em Biologia na Unesp.
Segundo ele, “o problema surge quando esse crescimento ocorre de forma desordenada, sem planejamento adequado de equipamentos sociais que acompanhem a expansão. As áreas verdes distribuídas pelo município são, também, equipamentos sociais: além de oferecerem lazer à população, contribuem para mitigar os efeitos das mudanças climáticas — especialmente o excesso de calor nos bairros vizinhos. Do ponto de vista econômico, valorizam os imóveis em seu entorno”.
Caso o novo loteamento na Avenida Santana consiga se compatibilizar com a proposta do Monumento Natural do Morro do Saci, acrescentou Paul Colas, haverá fortalecimento significativo tanto para essa área verde quanto para o sucesso do empreendimento. Mais do que isso, poderá se tornar modelo de loteamento, capaz de orientar os futuros projetos previstos para a região.
“Embora a iniciativa privada possa colaborar, o ordenamento do crescimento urbano é responsabilidade do poder público. Tirar do papel a proposta do Monumento Natural do Morro do Saci é uma medida urgente para garantir desenvolvimento de qualidade, sem abrir mão da beleza natural que tanto encanta os que conhecem Atibaia”, concluiu.
* Luiz Gonzaga Neto é jornalista, analista em comunicação da Câmara de Atibaia e blogueiro, autor de brincantedeletras.wordpress.com. Esta coluna pode ser lida também no site do jornal O Atibaiense – www.oatibaiense.com.br.



