Atibaia se torna referência regional do empreendedorismo
Dados do Mapa de Empresas, do Governo Federal, comprovam que o município tem sido a escolha da maioria dos empresários que querem investir na região. “Atibaia é a capital regional do empreendedorismo”, afirmou Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae de Guarulhos.

Na foto estão o Prof. Aldie Trabachini, Assessor de Relações Institucionais do Centro Paula Souza, Annibale Tropi Somma, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia, Mariana Rodrigues, Secretária Executiva em Exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de SP, Daniel Martini, Prefeito de Atibaia, Júlio César Mendes, Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Gromik, Gerente do Escritório Regional do SEBRAE Guarulhos e André Araújo, Presidente do Instituto Constanta de Inovação.
Na manhã de quinta-feira, dia 2, na abertura da 3ª Expo Industrial e de Serviços de Atibaia, no Parque Edmundo Zanoni, os discursos das autoridades reforçaram o status de Atibaia como um polo regional quando o assunto é desenvolvimento econômico. Evento termina hoje (4/10) e coloca a cidade como destaque em toda a região não só como líder em empreendedorismo, mas também como referência em inovação.
Na abertura oficial, uma declaração destacou o reconhecimento conquistado pela cidade: “Atibaia é a capital regional do empreendedorismo”, afirmou Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae de Guarulhos. A frase reflete o trabalho consistente realizado em prol dos empreendedores, fortalecendo o ambiente de negócios e estimulando a geração de oportunidades.
Não só o sucesso da Expo comprova que Atibaia virou, como dito no evento, a capital regional do empreendedorismo. Para a representante do Governo do Estado presente, Mariana Rodrigues (secretária Executiva em Exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), Atibaia tem desenvolvido ações e projetos que a colocam como um exemplo a ser seguido.
A representante do Governo do Estado ainda destacou o fato de Atibaia ter conquistado o Selo Ouro e o Selo Inovação do Facilita SP, na semana passada. Em sua fala, ressaltou que apenas 9 municípios conseguiram esse feito e que na cidade é possível abrir uma empresa em 2 horas, graças às ações da Prefeitura de desburocratização.
São várias as ações que colaboram para que Atibaia seja reconhecida como a capital regional do empreendedorismo. Na abertura da 3ª Expo Industrial e de Serviços foram citados alguns projetos.
Um deles foi o Startup Day, promovido pelo SEBRAE. Em Atibaia, essa parceria serviu para dar início a um programa municipal de apoio às startups. A cidade ainda assinou um acordo com o Instituto Constanta, gestor das Cadeias Produtivas Locais e do Centro de Inovação Tecnológica de Atibaia. Foi anunciado, durante a solenidade, que esse Centro de Inovação agora tem o reconhecimento do Governo do Estado. Isso significa que Atibaia agora conta com um equipamento que está credenciado na rede paulista de Centros de Inovação Tecnológica, tornando a cidade referência também em inovação.
O município tem também três Cadeias Produtivas Locais: uma de Autopeças, uma do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e uma de Agronegócios.
Ocorreu ainda na cidade iniciativa de incentivo às micro e pequenas empresas para a exportação. Há um acompanhamento técnico gratuito oferecido a empreendedores que querem vender para fora do país.
Outra conquista citada durante o evento foi a adesão ao Programa Contrata+Brasil, que permite aos MEIs da cidade venderem produtos e serviços para a Prefeitura. Na cidade, já é possível MEIs da área de construção civil se cadastrarem para oferecerem prestação de pequenos serviços.
A Prefeitura destacou que criou a Jornada de Crédito, para apresentar as linhas de crédito da Desenvolve SP e do Banco do Povo Paulista, voltadas a MEIs, micros, pequenos e médios empresários. E que aderiu ao Programa Trampolim, também do Governo do Estado, voltada para a empregabilidade. Atibaia terá uma unidade de atendimento do programa no Jardim Imperial.
Dados do Mapa de Empresas, do Governo Federal, comprovam que o município tem sido a escolha da maioria dos empresários que querem investir na região. A cidade tem ao todo 30.581 empresas ativas, 3,6% acima das 29.497 registradas em Bragança Paulista.
Somente em agosto, Atibaia somou 516 empresas abertas. No ano já são 4.110, sendo 3.052 MEIs (microempreendedor individual).



