Polícia mais efetiva: número de prisões cresce 13,6% em Atibaia
Na comparação dos quatro primeiros meses de 2024 com o mesmo período de 2023, aumentou o número de pessoas presas tanto em flagrante como por mandados.
O Atibaiense – Da redação
A produtividade policial em Atibaia apresentou dados positivos entre janeiro e abril, com um crescimento de 13,6% no total de prisões efetuadas. Em quatro meses, houve 267 prisões na cidade, com 295 pessoas presas.
Na comparação com o mesmo período de 2023, as prisões subiram de 235 para 267. Somente em abril foram 75, maior número do ano. O total de presos em flagrante passou de 172 para 184, representando alta de 6,9%. A maior efetividade ocorreu no número de pessoas presas por mandado: 29%. Foram 86 entre janeiro e abril de 2023 e 111 este ano.
As forças policiais de Atibaia também registraram mais flagrantes, o que significa que o patrulhamento e as operações planejadas estão surtindo efeito. A alta nos flagrantes foi de 6,3% no período comparado.
E os números devem continuar crescendo. Somente nos últimos dias foi preso um envolvido em quadrilha de roubo a residência e outras quatro pessoas envolvidas em furtos de farmácias, sendo três mulheres e um homem.
O homem acusado de roubo a residência foi preso em Guarulhos, após o carro usado no crime ser identificado. Pelo monitoramento, foi possível verificar que o carro circulava por Guarulhos, sendo possível a abordagem.
No caso dos furtos a farmácia, após um veículo suspeito ser inserido no sistema de monitoramento por câmeras, foi possível emitir alerta de entrada da quadrilha na cidade e flagrar o carro circulando na cidade. Os quatro acusados foram presos e mercadorias furtadas foram recuperadas dentro do veículo.
As apreensões de drogas e as ocorrências de tráfico de drogas também aumentaram, mostrando que as forças policiais estão conseguindo bons resultados nas operações. O crescimento nesse tipo de ocorrência não significa que há mais crimes dessa natureza, mas sim que a polícia está conseguindo identificar e prender os traficantes.
Entre janeiro e abril houve crescimento de 33,3% nas ocorrências de apreensão de entorpecentes, passando de 9 casos para 12. Já as ocorrências de tráfico tiveram alta de 23,5%, saindo de 51 registros nos quatro primeiros meses de 2023 para 63 em 2024.
Na última semana, a Guarda Civil Municipal encontrou em uma área de mata mais de 1.600 porções de drogas, entre cocaína, maconha e crack. Essas apreensões são cada vez mais frequentes, aumentando as estatísticas.
O número de veículos recuperados pela polícia também aumentou em relação a 2023. Foram 71 veículos recuperados este ano e 66 no mesmo período do ano passado. Somente em abril foram 17 veículos recuperados pela polícia. A alta é de 7,5%.
Enquanto houve crescimento na recuperação de veículos, foi registrada queda no número de roubos de veículos. Abril apresentou o menor número do ano: foram apenas 2 registros.
Outros dados relacionados à produtividade policial são de porte ilegal de arma de fogo e número de armas apreendidas. Houve entre janeiro e abril 3 casos de porte ilegal de arma e 13 armas de fogo foram apreendidas.
A Polícia Civil de Atibaia instaurou ainda 538 inquéritos policiais entre janeiro e abril de 2024, número 14,7% maior que neste período em 2023, quando foram 469 inquéritos.
Todas as informações sobre a produtividade policial e dados criminais são disponibilizadas mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.