Atibaia está entre as dez cidades em todo o Estado mais bem avaliadas na alfabetização
Além de Atibaia, os demais municípios entre os dez melhores avaliados são: Americana, Américo Brasiliense, Apiaí, Araçatuba, Araras, Areiópolis, Balbinos, Barretos e Barueri.
Mais um reconhecimento para a Educação de Atibaia, que já é considerada referência na área. Desta vez o município integra o ranking dos dez melhores indicadores de alfabetização em todo o Estado de São Paulo. A classificação foi anunciada pelo Governo Estadual durante evento de lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP, nesta terça-feira (20), na capital paulista.
O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Renato Feder; do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do prefeito de Atibaia, Emil Ono; da secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz; entre diversas outras autoridades.
“É um misto de emoção, orgulho e dever cumprido, afinal de contas Atibaia ser reconhecida entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo é motivo de muita comemoração. Registro o meu agradecimento e reconhecimento a toda a Educação Municipal por ter conquistado esse brilhante prêmio”, destacou o chefe do Executivo de Atibaia durante a solenidade.
Avaliação de Fluência Leitora
O objetivo da avaliação é analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, para identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. Em 2023, mais de 500 cidades paulistas participaram da avaliação, incluindo Atibaia.
Avaliação em Atibaia
Nos meses de julho e de dezembro de 2023 os alunos dos segundos anos da rede municipal de Educação participaram da Avaliação de Fluência Leitora. Mais de 1.800 crianças das 26 escolas do Ensino Fundamental do município realizaram o teste de fluência, que avaliou a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados a sua etapa escolar de forma fluida e em ritmo adequado.
Critérios avaliados
Para a análise do desempenho em leitura foram levados em conta três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso e a entonação interrogativa em uma pergunta. Além disso, os estudantes responderam questões sobre o conteúdo do texto lido.
Investimentos na Educação de Atibaia
Para a Secretaria de Educação de Atibaia, o novo prêmio conquistado pela cidade é fruto de planejamento, muito trabalho e investimentos contínuos e expressivos na área, como por exemplo: a constante formação dos profissionais da Educação; a implementação do projeto de incentivo à leitura e à escrita; as ações de cuidado e atenção na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental com a implantação do Encontro e do Reencontro Anual dos Pequenos Leitores; a distribuição de livros para todos os estudantes, como forma de incentivo às práticas de leitura; a complementação e a ampliação frequentes do acervo literário das unidades escolares e ainda de materiais, jogos pedagógicos e inovação tecnológica a serviço da aprendizagem; entre outras iniciativas fundamentais para os resultados positivos alcançados.
O desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes são preocupações constantes em Atibaia, que é referência pela qualidade do ensino ofertado pela Prefeitura na cidade graças ao compromisso do Governo com a Educação e ao comprometimento de todos os profissionais da rede municipal.
Alfabetiza Juntos SP
O Programa Alfabetiza Juntos SP é destinado aos 645 municípios do Estado e tem como objetivo uni-los para alcançar, até 2026, a meta de 90% de alunos leitores até os sete anos de idade. Segundo a Avaliação de Fluência Leitora, iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, realizada em dezembro de 2023, atualmente esse percentual é de 64%.
Conforme o Governo Estadual, o Alfabetiza Juntos SP atuará em sete eixos: Institucionalização; Criação de incentivos; Articulação e mobilização; Desenvolvimento de capacidades; Material didático autoral; Fortalecimento da gestão escolar; e Avaliação e monitoramento.