Cavalhada é cancelada em Atibaia por causa da pandemia
Evento faz parte das festividades do Ciclo Natalino e é considerado um patrimônio cultural do município.
A tradicional Cavalhada de Atibaia, evento realizado todo 26 de dezembro no município como parte das festividades do Ciclo Natalino, não acontecerá em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Para preservar a segurança e a saúde dos participantes, a Atifé – Associação de Apoio ao Folclore e tradições Religiosas de Atibaia – e a Administração Municipal optaram pelo cancelamento do evento neste ano.
A Atifé enfatizou que a prioridade no momento é preservar vidas evitando toda e qualquer forma de aglomeração, e que os festeiros foram consultados e concordaram em manter seu apoio para a Festa do Ciclo Natalino de 2021.
A Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário é considerada um patrimônio cultural do município. Seu primeiro registro datado é do ano de 1.752, e atualmente a Cavalhada está, inclusive, prevista no calendário oficial de eventos da cidade, já que é uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural, tradicional no município.
Em 2019, a 267ª Cavalhada foi realizada sob regras rígidas para garantir um evento organizado e seguro. No dia 26 de dezembro deste ano, um sábado, Departamento de Trânsito, Segurança Pública, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Vigilância Sanitária vão estar em alerta para orientar que a 268ª edição da Cavalhada de Nossa Senhora do Rosário foi cancelada.