CidadeDestaque

Atibaia é 53ª cidade do país em ranking de competitividade de municípios

Essa é a sexta edição do ranking e foram analisados 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia está entre os melhores municípios do Brasil em ranking de competitividade de 2026. Cidade é a 53ª no geral. Entre as cidades do Estado de São Paulo, é a 23ª mais bem colocada no ranking geral e subiu 3 posições em relação ao levantamento de 2025. Na região Sudeste, é a 30ª cidade mais bem colocada.
São diferentes fatores analisados para o ranking dos municípios, um deles relacionado à máquina pública. Nesse quesito Atibaia subiu 9 posições e é a 78ª do país. Ganha destaque o item funcionamento da máquina pública, com 30 posições acima de 2025.
No quesito sociedade, que engloba indicadores de saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente, Atibaia é a 29ª cidade do país. O município conseguiu subir 18 posições em relação a 2025.
Essa posição se deve a melhorias em indicadores como qualidade da saúde. Município é o 101º do país e ganhou 71 posições em relação ao ano passado. Em acesso a educação é a 42ª do país, 8 posições acima do ano anterior. Em qualidade da educação está o grande destaque: 14ª do país e 7 posições acima de 2025. Além disso, é 8ª do país no IDEB nos anos iniciais.
A segurança também subiu no ranking: são 17 posições a mais e agora, Atibaia é a 31ª do país. Meio ambiente subiu 54 posições e inserção econômica, 39.

RANKING ESTADUAL
No ranking estadual o destaque de Atibaia é ainda maior. É a 23ª no Estado. Em instituições está em 13º (subiu 15 posições); em sociedade, em 23º (subiu 10 posições) e em inserção econômica, 14º, com 26 posições ganhas em relação a 2025.
Dentro de sociedade, destacam-se acesso à saúde em 12º no Estado; qualidade da saúde em 39º; acesso à educação em 27º; qualidade da educação em 6º; segurança em 11º e meio ambiente em 32º.
O ranking também analisa os municípios com relação ao ESG (sigla em inglês para Environmental, Social andGovernance – Ambiental, Social e Governança), que é a aplicação de práticas na administração pública que contemplem esses três pilares. Atibaia atingiu a 75ª posição em 2026.
Outro fator que consta do ranking é com relação aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). Atibaia ficou na 51ª posição.
Essa é a sexta edição do ranking e foram analisados 418 municípios brasileiros, representando 60,28% da população do país, com base nos municípios com população acima de 80 mil habitantes.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões. A dimensão Instituições é composta por dois pilares: sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. A dimensão Sociedade é composta por sete pilares: acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente. A dimensão Economia é composta por quatro pilares: inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
Segundo a página oficial do ranking, “o levantamento tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Municípios se configura como uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento”.
A ferramenta colabora para decisões sobre investimentos e para que a população possa cobrar eficiência em políticas públicas.

legianbet

bakautoto