Faltas a consultas agendadas ultrapassa 21% na rede municipal de saúde
Número alto de faltas de pacientes atrapalha atendimentos e colabora para demora em agendamentos.
O Atibaiense – Da redação
A taxa de absenteísmo na saúde de Atibaia segue em alta em 2026 e as faltas dos pacientes em consultas agendadas atrapalha a fila de espera. Na atenção básica, a porcentagem de faltas chega a 21,4%. São mais de 11 mil faltas em quatro meses. Já na Central de Regulação, que faz agendamentos de especialidades, foi de 15,6% nas consultas e 16,7% nos exames.
Em audiência pública realizada na Câmara Municipal no último dia 28 de maio, a Secretaria de Saúde apresentou os dados referentes ao primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril). O que mais chamou a atenção foi a alta taxa de faltas em todo tipo de atendimento disponibilizado. Ao faltar, além de tirar a chance de uma pessoa se consultar ou realizar um exame, há um outro prejuízo à fila de espera: essa pessoa que faltou vai reagendar o atendimento, gerando mais transtornos.
Na atenção básica, que oferece consultas nos postos de saúde, foram ao todo 11.097 faltas, sendo 7.016 em consultas médicas, 1.399 com dentistas, 1.246 com enfermeiros, 756 com outros profissionais de ensino superior, 650 com nutricionista e 41 faltas com psicólogo.
Em porcentagem, o chamado absenteísmo chegou a 21,4%, maior que o registrado no primeiro quadrimestre de 2025, que foi de 17%.
Alguns dados chamam a atenção, como uma taxa de faltas de 16% em atendimentos com médicos. No mesmo período do ano passado, foi 13%. Com nutricionista a taxa de faltas chegou a 37,2% e com psicólogo, a 25,8%.
ATENDIMENTO
ESPECIALIZADO
Na atenção especializada, que recebe grande número de reclamações sobre dificuldades para agendamentos, o absenteísmo também está alto. Na Casamar, a taxa de faltas em agendamentos de ultrassonografia foi de 18,6% e no agendamento de consulta ginecológica chegou a 11,4%. Até mesmo o atendimento no Banco de Leite Humano apresentou alta taxa de faltas, com 31,8% no quadrimestre.
Na Central de Regulação, 15,6% faltaram às consultas agendadas e 16,7% faltaram nos exames. Houve alta em relação ao mesmo período do ano passado.
No Centro Especializado em Reabilitação as faltas caíram de 20% em 2025 para 15,6% este ano. Já na Policlínica subiu de 9,7% para 20,3%.
ATENDIMENTOS
A audiência pública apresentou também informações sobre os atendimentos realizados. No transporte sanitário foram 3.524 viagens no quadrimestre, com 14.567 pacientes e acompanhantes transportados. As consultas farmacêuticas chegaram a 519 em quatro meses e foram dispensados nas farmácias da rede municipal de saúde mais de 328 mil medicamentos. Houve ainda 20.400 entregas de medicamentos de alto custo.
O total de exames laboratoriais realizados na rede foi de 275.164. Houve ainda 51.527 consultas médicas, sendo 37.359 na saúde da família, 7.801 com médicos clínicos, 3.359 com ginecologista e obstetra e 3.008 com pediatra. O total de procedimentos médicos chegou a 22.010.
As consultas com enfermeiros totalizaram 19.168 e os procedimentos de enfermagem foram 78.973. As consultas com dentistas somaram 8.533 atendimentos, com 27.529 procedimentos odontológicos. As consultas no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) somaram 1.128 no quadrimestre.
Houve 7.193 consultas especializadas, sendo a especialidade com maior número de atendimentos a psiquiatria, com 1.557 atendimentos. Em segundo lugar está infectologia com 1.085 e em terceiro, cardiologia, com 953 atendimentos.
Os atendimentos com outros profissionais, como psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos e educadores físicos somaram 5.562. A Casamar realizou 1.485 atendimentos.
SAMU
O SAMU realizou 339 atendimentos pediátricos e 4.536 de adultos. A unidade de suporte avançado realizou 432 atendimentos e a de suporte básico, 3.481. A chamada motolância, que é o atendimento rápido por motos, foi acionada para 218 atendimentos. Infelizmente houve 60 trotes no quadrimestre.
SANTA CASA E UPA
O Pronto Socorro da Santa Casa realizou 53.984 atendimentos entre janeiro e abril deste ano. Foram 1.643 internações e 203 cirurgias. Os exames de imagem eletivos e de urgência somaram 26.666. Na UPA foram 31.287 consultas, 13.449 exames laboratoriais e 8.863 exames de Raio X realizados.


