2º Encontro de Primeiras-damas aconteceu em Atibaia e promoveu troca de experiências dos Fundos Sociais

Reunião abordou desafios da assistência social, fortaleceu parcerias e apresentou projetos que ampliam o acesso a serviços de acolhimento em Atibaia.

 

 

 

Na última segunda-feira (2), o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia realizou o 2º Encontro de Primeiras-damas, no Fórum da Cidadania, com o tema “Um ano de caminhada: experiências que transformam”. O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências, fortalecer parcerias e compartilhar práticas que vêm contribuindo para o acolhimento e a melhoria da qualidade de vida da população, com a presença de primeiras-damas e representantes dos municípios de Mairiporã, Jarinu, Bom Jesus dos Perdões e Joanópolis.

Durante o evento, foram debatidos temas como os principais desafios enfrentados na atuação dos Fundos Sociais, a organização de bazares solidários, arrecadação de alimentos, mudanças físicas nos espaços de atendimento para torná-los mais acolhedores, além do atendimento emocional, orientação sobre os serviços sociais, encaminhamento para outros equipamentos e formas de ampliação da adesão aos projetos.

Entre as ações apresentadas, dois projetos do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia receberam destaque: a Estação Solidária Itinerante, que vem obtendo boa receptividade do público, e a Maternidade Solidária, voltada ao acolhimento de mães e bebês, presente em todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Atibaia. Outras iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas no ano passado também foram mencionadas ao longo do bate-papo, como o Projeto Nascer, o Tampinhas do Bem e o Clube de Mães.


Estação Solidária Itinerante

A Estação Solidária Itinerante tem como foco levar doações diretamente à população em situação de vulnerabilidade social. Integrada às políticas públicas de assistência social do município, a ação amplia o alcance do atendimento do Fundo Social, com edições mensais em diferentes bairros. As ações já passaram pelo Centro Comunitário do Complexo Santa Clara, no Caetetuba; Centro Comunitário do Jardim Imperial; Centro Comunitário do bairro Boa Vista; e pelo bairro do Tanque.


Maternidade Solidária

Já o projeto Maternidade Solidária busca oferecer um ambiente adequado, confortável e com privacidade para as mães no momento da amamentação e da troca de fraldas nos eventos da cidade, reforçando o cuidado e o acolhimento em uma fase tão importante da vida.


Projeto Nascer

Lançado em 2025, o Projeto Nascer tem como proposta acolher gestantes e mães, oferecendo itens essenciais para os primeiros cuidados com o bebê. O enxoval entregue é destinado ao uso do recém-nascido e inclui cueiros, toucas, luvas, calças, entre outras peças. O benefício é direcionado a gestantes a partir do sétimo mês de gestação e a mães que tenham dado à luz nos últimos dois meses.


Tampinha do Bem

A campanha “Tampinha do Bem” arrecada tampas plásticas, que são revertidas em itens destinados às ações sociais do município. O material coletado é encaminhado a uma empresa parceira, responsável por pesar as tampinhas e converter o valor correspondente em produtos solicitados pelo Fundo Social, conforme as necessidades das campanhas realizadas ao longo do ano. A iniciativa conta com mais de 180 pontos de coleta distribuídos em escolas, unidades de saúde, associações, academias, comércios, centros de convivência, condomínios e outros locais parceiros, identificados com as caixas da campanha.


Clube de Mães

Também lançado em 2025, o “Clube de Mães” é uma iniciativa voltada ao acolhimento, à troca de experiências e ao apoio mútuo entre as mães do município. A ação prevê encontros organizados em três grupos: mães de bebês, mães de filhos atípicos e mães de adolescentes. Nas atividades, as mães contam com a presença de profissionais das áreas de saúde e educação, que oferecem orientações, informações e apoio diante dos desafios cotidianos da maternidade. A proposta é proporcionar um ambiente acolhedor, de escuta qualificada e fortalecimento da rede de apoio entre as participantes.


Apoio de parceiros e atuação social do Fundo

O encontro também ressaltou a importância das parcerias para a realização das ações sociais e da transparência nas atividades desenvolvidas. Foi pontuado que muitas pessoas desejam ajudar e que, quando há comunicação clara sobre o que é realizado, um trabalho conjunto bem estruturado e a confiança transmitida contribuem para o fortalecimento e a ampliação dessas parcerias.

As participantes reforçaram ainda que o papel do Fundo Social vai além do assistencialismo. Mais do que um ponto final, o Fundo deve ser o ponto de partida para uma nova fase na vida das pessoas atendidas, apoiando-as na busca por mais autonomia e qualidade de vida.