Atibaia Saneamento completa 11 anos de operação: confira as principais ações

Avanços rumo à universalização do esgoto reforçam o compromisso da empresa que faz parte do Grupo Iguá.

Na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, a Atibaia Saneamento, uma das 16 operações geridas pelo Grupo Iguá, comemora 11 anos de atuação. Acompanhia, que tem uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE), é responsável pelo desenvolvimento einvestimento em técnicas sustentáveis e celebra neste importante marco as principais ações realizadas ao longo dos anos.
Obras de impacto no sistema de saneamento básico local garantiram um avanço significativo do processo de automação nas estações e, consequentemente, marcaram a qualidade na prestação de serviços. A implementação de processos tecnológicos, a fim de garantir melhorias e expandir o sistema de esgoto, reforçama responsabilidade da companhia com o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Os investimentos realizados para expansão do sistema de coleta, tratamento e remanejamento do esgoto, garantiram uma infraestrutura inigualável que atende hoje mais de 158 mil munícipes, com 20 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e 3 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estoril, Caetetuba e Palmeiras.
A ETE Estoril foi uma obra que precisou ser entregue em duas etapas, para que o tratamento de esgoto não fosse interrompido durante a execução, reforçando a capacidade técnica dos colaboradores envolvidos. Além de moderna e eficiente no controle de odor, a unidade passou a tratar de 200 para 300 litros de efluente por segundo.
A ETE Caetetuba é uma estação nova e compacta que possibilitou atendimento para pessoas que até então não tinham acesso ao serviço de saneamento básico. Desenvolvida em uma concepção totalmente tecnológica, a estaçãotem capacidade para tratar 70 litros por segundo, garantindo agilidade e qualidade para oferecer mais dignidade à população.
Além da infraestrutura, a Atibaia Saneamento revelou durante os 11 anos de operação, seu compromisso na esfera social por meio de projetos que transformam vidas e famílias da comunidade em situação de vulnerabilidade. A iniciativa que se destacou pelo efeito positivo e que entrará em sua 3ª Edição neste ano, é o Cozinha Sustentável.
O programa realizado pela Atibaia Saneamento, com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia e da SAAE, é uma ação que aborda o empreendedorismo com a temática sustentável nas oficinas de cozinha, promovendo geração de renda e o reaproveitamento de alimentos.
“Enquanto empresa responsável pelo sistema de esgoto da cidade, compreendemos que nossa missão é maior do que prestar serviços de saneamento básico para a população de Atibaia. Os avanços sustentáveis que conquistamos para atingir uma entrega competente deste serviço, nos aproximam de premissas indispensáveis em nossa cultura organizacional: a universalização do acesso, a geração de empregos, saúde, educação e a preservação do meio ambiente”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.