Atibaia tem grande queda no índice de furtos e roubos

Índices criminais diminuíram em janeiro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023, mostrando eficiência dos investimentos em segurança.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia registrou queda em diversos índices criminais no primeiro mês do ano, em relação ao mesmo período de 2023. Roubos, furtos e furtos de veículos foram os que mais apresentaram redução.
Os roubos apresentaram queda de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 24 casos em janeiro de 2023 e 18 em 2024. Os roubos de carga mantiveram-se estáveis com um caso apenas. Os furtos de veículos diminuíram 20%, de 10 para 8 casos. Os furtos em geral caíram de 123 para 103, ou 16,2%.
A cidade registrou também queda no total de estupros, na ordem de 25%. Foram 8 registros em janeiro de 2023 e 6 em 2024.
Com relação à produtividade policial, a Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou nas estatísticas do primeiro mês do ano 18 ocorrências por tráfico de drogas e um caso de porte ilegal de arma de fogo.
A queda dos índices criminais, que já havia sido registrada em 2023, é resultado de uma série de ações e investimentos na área de segurança pública. O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne todas as forças policiais, tem melhorado, ao longo dos anos, as estratégias de combate ao crime.
Mas o investimento pesado ocorrido desde 2021 também tem um peso importante nos resultados estatísticos.
A Guarda Civil Municipal ampliou a atuação, com mais efetivo, mais viaturas e armamento adequado. O concurso público mais recente abriu 67 novas vagas e está em fase de avaliação de aptidão física dos classificados.
Também tem sido fundamental a central de monitoramento eletrônico implantada pela Prefeitura. Na semana passada, o Centro de Operações e Inteligência (COI) de Atibaia recebeu novos materiais tecnológicos, como computadores e mesa controladora, além do aumento na quantidade de servidores (de seis para dez posições de trabalho) e de telas (de seis para doze, cada uma com dois gerenciadores).
As câmeras são interligadas ao sistema de monitoramento do COI, que também atende a Muralha Digital de Atibaia, forte aliado das forças de segurança pública para identificação e prisão de criminosos na cidade e região, sendo capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes aos veículos na cidade, apenas pela identificação da placa.
A Muralha Digital, desde 2021, teve uma ampliação de 264%, expandindo de 25 para 91 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade. Os números revelam o aumento expressivo durante os últimos anos, com o número de equipamentos na operação da Muralha saltando de 60 para 162 equipamentos em 2022. Já em 2023, a Muralha alcançou 170 equipamentos.
Em relação às câmeras de monitoramento, o aumento foi ainda mais significativo: de 4.060% comparado a 2020. Em 2024 o número de câmeras de monitoramento saltou para 2080. Em 2020 eram apenas 50.
Entre as câmeras de monitoramentos estão os 26 totens de segurança: são 16 em escolas municipais e 10 em praças e esquinas de avenidas importantes da cidade.
A Muralha Digital tem se mostrado eficiente no combate a diversos crimes. Em janeiro, por exemplo, uma equipe da Polícia Militar prendeu um casal nafeira do Alvinópolis após eles usarem notas falsas. Os dois foram encontrados após ascâmeras de monitoramento identificarem o veículo onde estavam, que havia sidoregistrado no sistema da Muralha Digital como suspeito em caso de notas falsas.
No Escadão, as câmeras já colaboraram com prisão em flagrante por vandalismo (pichação) e houve caso recente de um casal praticando sexo no local, identificado pelas câmeras. Há ainda diversos casos de identificação de veículos furtados, roubados ou aqueles usados para praticar furtos e roubos na cidade. Com o sistema de câmeras, o trabalho das forças policiais ficou mais eficaz.