Programa do Ministério do Turismo aplica R$ 2,2 milhões em Atibaia

O conceito “A Hora do Turismo”, criado pelo Ministério do Turismo para marcar o momento positivo da indústria nacional de viagens, já foi o mote de campanha publicitária da Pasta.

Wagner Casemiro

Contrato de repasse, firmado por Atibaia junto ao governo federal através do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal, tem por objeto a reforma da pavimentação de acesso à estação ferroviária, com implementação de rotatória. Faz parte do Programa A Hora do Turismo, no valor de R$ 2.222.712,00, recursos que correm por conta da União. A contrapartida é de apenas R$ 23 mil. A vigência do contrato termina em dezembro de 2027.

 

 

O conceito “A Hora do Turismo”, criado pelo Ministério do Turismo para marcar o momento positivo da indústria nacional de viagens, já foi o mote de campanha publicitária da Pasta. O governo federal tem trabalhado para converter o potencial turístico em efetiva geração de empregos e renda para a população. As medidas incluem incentivos: à abertura de mercado, visando o aumento da competitividade do setor; à estruturação e qualificação da oferta turística; à promoção dos destinos; à parceria público-privada; à captação de investimentos e estímulo a novos negócios; e a ações que tornem o destino Brasil mais atrativo tanto para brasileiros quanto para estrangeiros.
O Ministério do Turismo lançou recentemente programas para estimular o brasileiro a fazer as malas e ver de perto todo o potencial do país. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com empresas aéreas que busca incentivar viagens a partir de ações como a oferta de “stopover” (quando o passageiro, sem custos extras, pode conhecer um destino intermediário antes de seguir ao rumo final); e o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação junto ao Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo. O MTur também tem atuado pela ampliação da conectividade aérea. Em parceria com a Embratur e outros ministérios do governo federal, bem como as próprias companhias aéreas, o órgão trabalha no sentido de aumentar o número e a frequência de voos disponíveis no país. Essa cooperação já resultou, por exemplo, no anúncio de uma grande malha aérea para a alta temporada no Brasil, que dispõe de mais de 90 rotas nacionais e internacionais.
O turismo tem aspectos permanentes e sazonais. Os números do turismo no Estado de São Paulo na virada de 2023 para 2024 mostram o quanto essa época é significativa para a economia local. Estima-se que a circulação de 3,3 milhões de turistas gerou nas festas de Ano Novo, em todo o estado, receita de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP). É interessante ver como o turismo pode desempenhar papel fundamental no crescimento econômico, o que ressalta a importância do setor, não apenas em termos de receita, mas também na criação de empregos e no desenvolvimento da infraestrutura local.