Vizinhança Solidária continua valorizada por moradores, classe política e segurança
Em Atibaia, o Jardim Paulista foi um dos bairros que saíram na frente. O conceito de vizinhança solidária cresceu entre os moradores, a classe política e as forças de segurança. Não pode depender só da boa vontade e do voluntarismo, ganhando estruturação quando há a gestão de informações pelos proprietários de imóveis, sob o acompanhamento de lideranças comunitárias. A propósito, bairros com centros comunitários e produção de eventos, incentivando a sociabilidade e o compartilhamento de serviços públicos, acabam saindo na frente.
Nesta semana, o vereador Inspetor Santos (o “Rona”) recolocou o tema na agenda da Câmara, ao lembrar que 31 de agosto foi instituído como o Dia da Vizinhança Solidária, graças à lei nº 17.169, de 11 de outubro de 2019, iniciativa do deputado Coronel Camilo. A Vizinhança Solidária começou em São Paulo em 2009. Em Atibaia, o início foi em 2015. Os bairros pioneiros da implantação aqui foram Luanda, Jardim dos Pinheiros e Jardim das Flores. “Hoje, após cerca de oito anos, temos 79 bairros com o programa implantado e em funcionamento, totalizando 6.500 pessoas engajadas na causa da segurança pública”, apontou o vereador, que foi secretário municipal de Segurança Pública.
O movimento conta com a inteligência organizacional da Polícia Militar e da Polícia Civil e com o suporte da Guarda Municipal, que tem condições de afinar o conhecimento da realidade social nas diversas regiões do município. Por concurso, a GCM vai aumentar seu quadro em 67 guardas. Além disso, é de conhecimento geral o bom trabalho realizado pelo GGI (Gabinete de Gestão Integrada), que aperfeiçoou, com tecnologia e pessoal capacitado, as atividades dos antigos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). Empresários como Enrique Castillo, presidente do GAPA (Grupo de Apoio às Polícias de Atibaia), também fizeram a diferença nesse avanço.
A lei nº 17.738, de agosto de 2023, autoria do deputado Marcos Zerbini, criou o Dia do Vizinho Solidário, a ser comemorado no primeiro domingo de julho. “Parabéns a todos os tutorers, que são o elo entre os moradores e as forças policiais. Estão sempre dispostos a ajudar sua participação no Conseg, levando as demandas dos bairros e sugestões para melhorar a segurança”, acrescentou o Inspetor Santos”. Para participar, o contato na Polícia Militar é pelo (11) 972443674, falar com o Cabo PM Andrei.