Cabelo é um dos principais responsáveis pelo entupimento das redes de esgoto
Segundo alerta da Atibaia Saneamento, os fios enroscam com outros resíduos nos encanamentos causando obstruções.
Uma rede de esgoto entupida é sinal de dor de cabeça para residências e negócios, sendo que as falhas nos encanamentos podem gerar mau odor, água retornando pelos ralos, além do iminente perigo a doenças contagiosas. Entre os fatores que geram complicações no sistema, é possível pontuar alguns dos principais vilões, como por exemplo, o descarte indevido de fios de cabelo nos ralos e pias. O hábito que parece inofensivo, acarreta inúmeras complicações para o bom funcionamento da estrutura.
“Os fios quando descartados incorretamente, juntam-se a outros tipos de resíduos, como óleo de cozinha e gorduras corporais e se solidificam nas paredes internas dos encanamentos, atrapalhando o fluxo normal de esgoto,” explica Mirian Guillen, diretora operacional da Atibaia Saneamento. Além disso, também são encontrados outros objetos de uso pessoal no sistema, como preservativos, fio dental, absorventes, entre outros, que indicam o mau uso da rede por parte dos usuários.
O processo de retomada do fluxo do sistema de esgotamento sanitário, envolve, principalmente, a desobstrução física dos canos. Segundo a gestora da Atibaia Saneamento, só no mês de junho deste ano foram realizadas 71 intervenções de desobstrução nas tubulações e cerca de 31 desobstruções de ramais na cidade de Atibaia, somando um total de 102 casos potencialmente causados pelo descarte inadequado do resíduo na rede de esgoto.
Esse dado aponta para a necessidade de um comprometimento maior por parte da população, pois evitar o descarte indevido de materiais de uso pessoal e de fios de cabelo é essencial para o bom funcionamento das redes de esgoto. “Essa é uma responsabilidade de todos e cada munícipe colabora ativamente para o avanço do esgotamento sanitário e saneamento básico na cidade quando destina corretamente esses itens”, finaliza Guillen.