3ª Mostra Atibaia acontece neste sábado no Cine Itá

O foco tem como tema curtas gravados em Atibaia.

A segunda edição apresentou o filme Gaijin, da cineasta Tizuka Yamasaki, que foi rodado no final dos anos 1970 em Atibaia. E desta vez, o Núcleo Audiovisual Atibaia, organiza neste sábado, dia 28 de janeiro, a apresentação dos curtas realizados em Atibaia, workshop, presença do ICine com curtas feitos no interior Paulista, bate papo sobre a importância da Film Commission, entre outros assuntos.

Destaque para a presença do curta Rã, indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Curta-Metragem Ficção, co-roteirizado e co-dirigido por Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia. Ana Flavia é conhecida por seus papéis nas novelas da Globo como Além do Tempo e em Malhação-Viva a Diferença como a diretora Dóris, além da série Sob Pressão entre outros. Também teremos a participação do curta Arrimo que está participando da Mostra de Tiradentes 2023.

Serviço

Realização da 3ª Mostra ATIBAIA NO FOCO e Workshop e Projeção com Debate

Dia: 28 de janeiro (Sábado)

Horário: 10h às 23h

Local: Auditório do CINE ITÁ CULTURAL

 

Programação:

10h – 12h

– Workshop – Direção de Arte – com a diretora de arte Mariana Atauri A oficina vai apresentar os principais conceitos da direção de arte a partir de uma abordagem teórico-prática, transitando por estudos de caso, práticas de produção e análise de trechos de filmes.

 

12h – 13h – Almoço

 

13h – 15h – Workshop – Direção de Arte – com a diretora de arte Mariana Atauri A diretora de arte, Mariana Atauri, tratará da importância da pesquisa e das referências visuais, do contexto histórico, da pesquisa, escolha de locações, definição de figurinos e dos objetos de cena – incluindo a definição da paleta de cores – para o desenvolvimento da história.

 

15h15 – Apresentação do ICine – Fórum de Cinema do Interior e Litoral Paulista com Diego Costa e Rodrigo Campos

 

15h30 – Projeção ICine dos filmes:

“A Aventura da Primeira Bicicleta” – 15’ (Brasil- Aguas de Lindóia-SP) – Carlos Henrique da Costa – Mostra Festival de Vitória- ES “Lugar de Ladson” – 21’  de Rogerio Borges (Brasil-Rio Claro -SP) Festival Internacional de Curtas de SP 2022 “Arrimo” –16’ Mostra de Tiradentes 2023 de Rogerio Borges (Brasil-Rio Claro -SP) Debate regional com leitura da carta de princípios do ICine e debate sobre as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo com Carlos Henrique – realizador / Cintia Marilia Bertini / Alexandre Cruz / Hiro Ishikawa –ICine.

 

19h – 21h – 3ª MOSTRA ATIBAIA NO FOCO: Filmes que usaram Atibaia como cenário

  1. “Rã” de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia – 15’ – 2019
  2. “Amei te Ver “– Ricardo Garcia – 20’ – 2022 (Apoio Prefeitura da

Estância de Atibaia)

  1. “Lado a Lado” de Gleison Mota – 18’30’ – 2022 (Apoio Prefeitura da

Estância de Atibaia)

  1. “Strippers” de Juliano Luccas – 15’ – 2022 (Apoio Prefeitura da

Estância de Atibaia)

Logo após a sessão debate sobre a importância da Film Commission em Atibaia com realizadores, com convidados do icine  – Rodrigo Campos, Diego Costa, Flavia Amaral Rezende (Compocat), Charles Geraldi (produtor), e Katia Ludemann curadora da mostra – Núcleo Audiovisual Atibaia.

 

No final do evento está confirmado um coquetel para os participantes.

Sobre a Mostra Atibaia no Foco

A Mostra Atibaia no Foco, é um projeto que visa recuperar e colocar foco nas produções realizadas na cidade e promover debates a respeito destas produções para formação e consciência do potencial artístico e histórico do município de Atibaia.

Nesta 3ª edição, o Núcleo Audiovisual Atibaia amplia estas experiências com filmes do interior paulista que conquistaram festivais e a presença de seus realizadores.

Realização: Núcleo Audiovisual Atibaia

⦁              Kátia Ludemann – Curadoria e produtora executiva

⦁              Daniela Carrano – Secretária de produção

⦁              Fábio Paulino Nunes – Arte e design

⦁              Alan Uemura – Produtor

Apoio: Prefeitura da Estância de Atibaia, Thunder Wave, Patchamama, Icine e Los Compadres