Carta ao futuro governador paulista

Wagner Casemiro

Estou escrevendo este artigo para o nosso glorioso jornal O Atibaiense antes das eleições de 30 de outubro, segundo turno. Quero aqui reafirmar um olhar a partir de Atibaia. Dirijo-se aos leitores, mas principalmente ao futuro governador e seus secretários e assessores.
Acredito que o governo Emil Ono está fazendo a diferença na direção do progresso e da redução dos atrasos, entre a riqueza e a pobreza, entre o conhecimento e a ignorância. Temos boas condições na educação e na saúde. Lutamos pelo desenvolvimento social (recuperação das populações vulneráveis) e econômico, baseado nos princípios do empreendedorismo, gerador de renda e riqueza para os indivíduos e o coletivo. Queremos manter com o futuro governo do Estado um relacionamento de compromisso técnico e político, pensando na defesa dos nossos munícipes, na manutenção e apoio a regras administrativas que têm dado certo até aqui.
O crescimento alcançado ao longo de décadas por Atibaia deve ser mantido e ampliado. Os investimentos em segurança pública, habitação, estruturação do trânsito, zeladoria e infraestrutura (principalmente asfalto e água) asseguraram à nossa querida cidade, porção do nosso Estado e do nosso País, soluções de envergadura em diversas áreas. Mas nossas metas são grandes. Quando pensamos em saúde, por exemplo, queremos chegar a padrões de excelência em atendimento e inovação. É inegável a importância de nossos hospitais como centros de referência regional. Temos espaços culturais que vêm disponibilizando acesso a informações e experiências de qualidade para a formação de nossas crianças e jovens.
Focalizando a atenção um pouco mais à área da habitação, pela qual desde o início do mandato venho lutando por melhorias, gostaria que recebêssemos um carinho especial do Estado, na continuidade de um trabalho que avançou bastante na regularização fundiária e na preparação de documentação e projetos para novas habitações de interesse social. Precisamos dos recursos e da a capacitação técnica do Estado para consolidar e realizar objetivos mais ambiciosos nessa área até 2024, garantindo depois pelo menos mais um mandato de fundamentais passos na solução dos problemas de moradia.
Olhando para o contexto geral, nossa expectativa é de que o governo do Estado valorize projetos que melhorem a vida da população. Nosso compromisso com a autonomia da gestão deve ser complementado pela parceria respeitosa, produtiva e cooperadora do Estado. Por nosso lado, devemos aprimorar nossas atividades nos próximos anos e, para isso, a interação com o governo estadual é fundamental. Precisamos construir, em conjunto, políticas públicas de qualidade, ampliando as ações dos agentes econômicos, a criatividade tecnológica das empresas e do setor público, e colaborando no planejamento do desenvolvimento sustentável do Estado.
Nesse sentido, conclamamos o futuro governante para que interaja com a Prefeitura de Atibaia sob os princípios maiores da sabedoria, do diálogo e do espírito público. O Estado de São Paulo sabe que pode contar com a nossa responsabilidade e empenho. Viva Atibaia!

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.

Foto/Canva