Atibaia abre unidades de saúde no sábado (20) para vacinação da 3ª dose

Vacinação vai ocorrer sem necessidade de agendamento para pessoas acima de 18 anos e com cinco meses de intervalo para 2ª dose; imunização seguirá durante a semana.

A Secretaria de Saúde de Atibaia informou que a partir deste sábado (20) está liberada a terceira dose da vacina contra Covid-19, sem necessidade de agendamento, para pessoas de 18 anos ou mais, desde que tenham um intervalo de 5 meses do esquema completo de vacinação.

Para as pessoas com alto grau de imunossupressão (ver lista abaixo), o intervalo exigido em relação à segunda dose é de 28 dias.

No sábado as unidades de saúde de Atibaia estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para estes grupos. A imunização destes grupos seguirá durante a semana, com horário das 8h às 16h. É importante levar o cartão de vacinação e documento com foto.

A imunização contra Covid-19 tem sido realizada mediante agendamento em Atibaia para evitar filas e aglomerações, mas, em diversas oportunidades, a Secretaria de Saúde promove “livre demanda” para agilizar ainda mais o ritmo de aplicação das vacinas.

De acordo com dados atualizados nesta quinta-feira (18), Atibaia já aplicou um total de 247.494 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 124.909 de primeira dose, 107.218 de segunda dose, 11.835 de terceira dose/adicional e 3.532 de dose única, o que significa que 89,1% da população total tomou ao menos uma dose ou dose única e 76,9% está com esquema vacinal completo.

Terceira dose para imunossuprimidos graves
Fazem parte desse grupo pessoas que têm o sistema imunológico comprometido tanto por alguma doença congênita, quanto pelo uso de medicamentos. Em nota técnica, o Ministério da Saúde especificou os critérios de imunossupressão:
1-Imunodeficiência primária grave;
2-Quimioterapia para câncer;
3- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
4- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
5- Uso de corticóides em doses maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias;
6- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
7 – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
8- Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
9- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônica